Portal da Cidade Vassouras

SAÚDE

Moradores de Valença seguem internados com suspeita de febre amarela

Seis pessoas estão no hospital escola. Outros dois foram transferidos para o Hospital São Sebastião, na Região Metropolitana do Rio.

Publicado em 28/01/2018 às 04:27

Seis pessoas estão internadas no hospital escola de Valença. (Foto: Divulgação)

Nove moradores de Valença, RJ, estão internados com suspeita de febre amarela nesta segunda-feira (15). Segundo a Secretaria de Saúde, quatro homens e duas mulheres estão no Hospital Escola.

Ainda segundo a secretaria, outros três moradores foram transferidos para o Hospital São Sebastião, na Região Metropolitana do Rio. O estado de saúde deles não foi informado. Foi descartada a suspeita de que uma idosa, de 92 anos, estivesse com a doença.

A Secretaria de Saúde solicitou mais 10 mil doses da vacina e aguarda a resposta do Governo do Estado. Até a publicação desta reportagem, não havia sido divulgado o balanço de imunização do fim de semana.

A secretaria informou ainda que Valença foi decretada pelo estado como uma área afetada pela doença. Com isso, o município intensificou a vacinação, que pode ser feita todos os dias da semana. As unidades de saúde irão funcionar de 7h às 19h. Essa programação vai se estender até que o município saia do período crítico.

Lembrando que os macacos são sinalizadores para alerta da doença, e não um transmissor. A doença é transmitida apenas por mosquitos. Maltratar ou matar animais silvestres é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais.

Três mortes com suspeita em Valença

Três pessoas morreram com suspeita da doença no município. Um idoso, de 65 anos, morreu na sexta-feira (12). Ele morava no bairro Coroas, na área rural. Outros dois homens internados com suspeita morreram na madrugada de sábado (13). Um deles tinha 23 anos e era morador de Rio das Flores, cidade vizinha. O outro tinha 55 anos e era morador do bairro Santa Inácia, na zona rural.

Se confirmadas, serão quatro mortes por causa da doença no estado. O primeiro óbito foi confirmado em Teresópolis, na Região Serrana.

A Secretaria de Saúde informou que os pacientes fizeram exames laboratoriais que estão sendo analisados no Rio de Janeiro. O resultado deve sair na próxima terça-feira (16).

Paciente segue internado com doença

Um outro morador de Valença teve o diagnóstico confirmado na sexta. Ele foi transferido para um hospital particular de Resende, cidade onde tem familiares. A vítima não teve o nome divulgado e tem 51 anos . A unidade médica não quis informar o estado de saúde dela.

Moradore de Miguel Pereira, RJ, Luiz Fernando Valente Rodrigues, de 17 anos — que protagonizou uma campanha nas redes sociais em busca de um doador de fígado — teve morte cerebral constatada na madrugada desta segunda-feira (15).

Os médicos que trataram Luiz dizem que os sintomas apresentados pelo jovem são típicos de febre amarela. A Secretaria de Estado de Saúde diz que esta é uma das suspeitas, mas que não descarta outros diagnósticos, como dengue. O exame que irá confirmar a presença do vírus causador da doença fica pronto em até 20 dias.

Macacos são encontrados mortos

Um macaco foi encontrado morto na tarde de quinta-feira (11), em Três Rios, RJ. Segundo a assessoria da Prefeitura, o corpo estava no bairro Pilões, que é uma área de concentração de Mata Atlântica. Técnicos da Secretaria de Saúde recolheram o animal, que foi encaminhado para exames na Fundação Oswaldo Cruz, na Zona Norte do Rio de Janeiro. No local, será analisada a causa da morte.

Na segunda-feira (8), um macaco foi encontrado morto no distrito de Governador Portela, em Miguel Pereira. O primata foi recolhido pela equipe da Vigilância em Saúde e encaminhado ao Instituto Municipal de Medicina Jorge Vaitsman, no Rio de Janeiro.

Em Sapucaia, a prefeitura intensificou vacinação depois que oito macacos e dois micos foram encontrados mortos na divisa do município com Teresópolis, na Região Serrana do Rio.

Deixe seu comentário