Portal da Cidade Vassouras

Questão de Vida

Mãe luta pela saúde da filha de 4 anos, precisa de medicamento...

Moradora de Barra Mansa, ela entrou na Justiça para receber o remédio do Governo, teve o pedido negado, mas acabou ganhando após desabafo na internet

Publicado em 24/03/2018 às 23:03

Mãe luta pela saúde da filha de 4 anos, que precisa de medicamento de R$ 400 mil (Foto: Imagens de Silvio Seicas)

A pequena Antônia, de 4 anos, foi diagnosticada com Atrofia Muscular Espinhal uma doença degenerativa que afeta o sistema nervoso. Desde então, a família encara uma verdadeira luta para conseguir o medicamento que pode melhorar a qualidade de vida dela.

“A partir dos seis meses ela começou a perder todos os movimentos do corpo e se chegou a esse diagnóstico com 1 anos e 2 meses de idade”, explicou a mãe da Antônia, Bruna Vidal.

A doença impõe uma série de limitações. Mesmo assim, os pais fazem de tudo para socializar a filha. Ela estuda em uma escola regular e desperta o carinho de amigos e professores.

“A cada dia ela nos mostra o quanto é importante acreditar. Num sorriso, numa brincadeira, ela identifica comandos, cores. Ela não falava, não cantava e agora a cada dia a gente vem vendo o desenvolvimento dela”, disse a diretora Flávia Gonçalves Real.

A doença não tem cura, mas um novo método alimenta a esperança de uma melhor qualidade de vida dos pacientes. O medicamento age nas células motoras e pode ajudar no tratamento da Antônia.

O valor de cada ampola é R$ 400 mil. Apenas no primeiro ano de tratamento ela precisaria de seis aplicações. Por isso, a família entrou na Justiça para que o governo forneça o medicamento de graça.

No dia 12 de março o juiz da Terceira Comarca da Vara Federal de Volta Redonda, Bruno Otero Neri, negou o medicamento à família, alegando que o caso não era urgente e recomendando um tratamento alternativo.

“Em anos da doença não se teve nem um outro remédio que se chegou tão perto de resultados positivos. Esse medicamento é a esperança não só da antônia mas de todas as famílas do Brasil que lutavam ano após ano querendo melhores condições”, comentou Bruna.

A mãe publicou um vídeo lamentando a negativa da Justiça. A publicação atingiu mais de 4 milhões de visualizações nas redes sociais. A ágan que divulga o caso de Antônia na internet tem mais de 5,6 mil fãs.

Três dias depois, ele revisou a sentença e voltou atrás. Na nova sentença, uma liminar, o juiz afirma que a criança corre risco de morte e determina que o governo forneça o medicamento. Agora, a União tem até 30 dias para providenciar o remédio para a pequena Antônia.

"A gente espera que ele cumpra esse prazo e que daqui há 30 dias a antônia venha a receber a primeira dose da medicação. É um tratamento que ela vai ter que fazer pelo resto da vida dela, mas que tem bons resultados", disse a mãe.

A produção do RJ entrou em contato com o Ministério da Saúde para saber a posição do Governo Federal, mas não teve retorno.


Veja abaixo a matéria apresentada no RJTV.


https://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/mae-luta-pela-saude-da-filha-de-4-anos-que-precisa-de-medicamento-de-r-400-mil.ghtml



Deixe seu comentário