Portal da Cidade Vassouras

DIA DO IDOSO

Idosos encontram melhora na saúde através da prática de atividades físicas

Personal trainer explicou importância de se exercitar na terceira idade.

Publicado em 02/10/2018 às 02:49

Com dores, idosa começa atividade física e afirma: 'não fiz cirurgia e os problemas acabaram' (Foto: Arquivo Pessoal/Gislaine Castro)

Neste 1º de outubro, é comemorado o Dia do Idoso, que são as pessoas que possuem idade igual ou superior a 60 anos. Chamar algum sexagenário de idoso em 2018 é até estranho para muita gente, já que atualmente a qualidade e expectativa de vida melhorou muito nas últimas décadas. A imagem de um idoso também mudou. Com uma maior consciência sobre cuidados com a saúde e o bem-estar, pessoas acima dos 60 não são mais aqueles “velhinhos” encurvados e com uma bengala na mão.

Um bom exemplo da nova geração de idosos é a aposentada e dona de casa de Volta Redonda, no Sul do Rio de Janeiro, Gislaine Castro, de 62 anos, conhecida como tia Gi. Ela escolheu o crossfit, que consiste na união de levantamento de peso, treinamento aeróbico e ginástica olímpica, há quatro anos e até participa de competições. Gislaine contou que tratava um problema de bursite e sofria com dores no punho. Os médicos disseram a ela que o tratamento do punho seria cirúrgico, mas, segundo tia Gi, graças a atividade física se livrou dos sofrimentos. “Não fiz cirurgia e os problemas acabaram”, contou a jovem idosa, que disse ainda, "tudo melhorou na minha vida: a autoestima, alegria de viver bem e ser feliz”.

Um dos incentivadores é o próprio filho que também é o seu treinador. “Eu escolhi o crossfit por ser uma atividade que não tem rotina, todos os dias são exercícios diferentes e isso me dá prazer e disposição para treinar. Acho uma atividade completa em todos os sentidos, trabalha o corpo todo, a mente, e é um desafio diário com você mesmo”, explicou. Mas, Gislaine garante que não importa a atividade física escolhida, pois o essencial é se sentir bem e parar de dizer frases como “sou velha demais pra começar” ou “eu não consigo”.

Se você não tentou, como sabe que não aguenta? Tenta primeiro! Para fazer atividade física não tem idade para começar, quanto mais cedo começar melhor”, garantiu tia Gi, dando dicas para quem quer sair do sedentarismo.

Gislaine não fica só nos treinos, ela falou que é competitiva e já conquistou prêmios. Foi recordista em uma competição em um exercício chamado prancha, ficou 15 minutos. Participou de um game de nível mundial e ficou em terceiro lugar na América Latina. Neste ano, 2018, participou de novo e ficou em primeiro lugar na faixa etária dela, liderando os cinco dias de competição. E no último campeonato que participou, em Resende (RJ), o trio dela ficou com a medalha de bronze.

Competir para mim é um prazer. Adrenalina pura. Conversando com jovens, treinando com eles, já ouvi de vários que gostam de treinar comigo, pois sirvo de inspiração pra eles”, disse orgulhosa e finalizou: “Sempre ouço que querem chegar a minha idade igual a mim. Isso é gratificante, saber que aos 62 anos você pode ser inspiração para jovens que tem idade pra ser seu filho, seu neto e no esporte isso acontece”.

Personal trainer dá dicas para fugir do sedentarismo na 3ª idade

A professora de educação física e personal trainer Juliana Oliveira, de 29 anos, explicou ao G1 a importância de se praticar atividades físicas na terceira idade. Segundo a profissional, a atividade física oferece importantes benefícios aos idosos, tais como a prevenção de problemas cardiovasculares, pulmonares, o auxílio no controle da diabetes, artrite, doenças cardíacas, fortalecimento muscular, manutenção da densidade óssea, entre outros benefícios. “As pessoas precisam ter consciência de que o sedentarismo é péssimo e precisam mudar seus hábitos o quanto antes para evitarem inúmeros problemas futuros de saúde”, afirmou Juliana.

Estudos mostram que o idoso tem perda de até 5% da capacidade física a cada 10 anos, e tem a possibilidade de recuperar 10% dessa capacidade através de atividades físicas adequadas," esclareceu a personal.

Juliana recomendou à pessoas que não gostam de praticar atividades físicas algo que não seja radical para que não aconteça uma desistência precoce. “Uma caminhada, por exemplo, é ótimo para começar. Saindo do sedentarismo a pessoa pode animar mais e ir procurando outras atividades, o importante é começar”, orientou.

De acordo com a professora, o ideal é que o idoso escolha uma atividade que lhe agrade e motive, gere bem-estar e qualidade de vida, seja ela a musculação, a yoga, o pilates, a própria caminhada, hidroginástica ou natação.

A treinadora pessoal contou ainda que depois que começam a vida ativa com atividade física, a qualidade de vida de um aluno idoso melhora muito. “Menos dores, menos limitações, mais disposição para tudo. Menos remédios, menos limitações para fazerem determinados movimentos necessários no seu dia a dia e com isso o idoso se sente mais confiante, mais feliz e mais empolgado com tudo”, disse.

E ela finalizou explicando a importância de um bom profissional na hora de auxiliar as pessoas da terceira idade. “Desse jeito o idoso fará os exercícios específicos para a sua necessidade e que serão corretamente executados sempre, respeitando seus limites, pois o profissional estará ao seu lado para auxiliá-lo e corrigi-lo e assim, o idoso conseguirá atingir alcançar seus objetivos com excelência e segurança”.

Deixe seu comentário