Portal da Cidade Vassouras

Volta Redonda

Hospital Regional começa a operar em 29 de março

Hospital vai beneficiar cerca de um milhão de pessoas e terá Centro de Imagem e leitos de UTI, mas atendimento de emergência está descartado

Publicado em 25/03/2018 às 08:17

Definido: Hospital Regional começa a operar em 29 de março (Foto: Paulo Dimas)

O Hospital Regional Zilda Arns começa a operar no próximo dia 29 (quinta-feira), de acordo com previsões do governo estadual e da Prefeitura de Volta Redonda. O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva (Podemos), mandou que uma equipe técnica da prefeitura visitasse o Hospital Regional na tarde desta sexta (23). A visita foi realizada junto com a empresa contratada pelo Governo do Estado para gerir a unidade. A visita ocorreu porque o Governo do Estado, responsável pela unidade, solicitou auxilio da prefeitura de Volta Redonda para realizar a inauguração do hospital regional.

O Hospital  Zilda Arns vai beneficiar cerca de 1 milhão de pessoas, será referência como Centro de Imagem, e também vai contar com leitos de UTI para crianças e adultos. A unidade está localizada às margens da Rodovia Presidente Dutra, construída numa área de aproximadamente 54 mil metros quadrados. Os municípios beneficiados são: Barra do Piraí, Itatiaia, Piraí, Barra Mansa, Pinheiral, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença, Volta Redonda, Angra dos Reis, Paraty e Mangaratiba, bem como quem trafega pela Rodovia.  A empresa contratada vai assegurar a assistência aos usuários da unidade.

O estabelecimento será referência para região e destinada ao tratamento de pacientes nas áreas de Unidade de Terapia Intensiva adulto e Pediátrico, leitos enfermaria clínica pós-uti adulto e pediátrica, e Serviços Auxiliares de Diagnose e Terapia (SADT) para pacientes internos e externos.  Terá capacidade para: 30 leitos de UTI adulto, 10 leitos de UTI pediátrica, 30 leitos para enfermaria adulta, 30 leitos para pacientes pós-UTI e 10 enfermarias pediátricas para pacientes pós UTI. Será também Centro de Imagens com Radiologia Geral, Tomografia Computadorizada,  Mamografia, Ressonância Magnética, Ultrassonografia, Ecocardiograma,  Endoscopia Digestiva Alta e Serviço de Terapia Renal Substitutiva para paciente agudo ou crônico (internado). Realizará também exames laboratoriais, cirurgia geral e pediátrica para apoio a terapia intensiva adulto e pediátrica, entre outros procedimentos.

Contrapartida

O prefeito Samuca Silva destacou ainda que a administração municipal pagou nesta semana uma dívida antiga da prefeitura que se referia à contrapartida do município no início do projeto: mais R$ 1,2 milhão para não inviabilizar o funcionamento do Hospital Regional.

– Tudo o que estiver ao alcance de Volta Redonda, faremos para que o Hospital Regional dê certo, funcione de fato e beneficie a população. Será bom para região. Determinei que toda equipe ajude no que for necessário para o funcionamento dessa unidade de saúde. Inclusive já depositamos esses mais de 1.2 milhão para não haver mais pendências municipais – afirmou Samuca.

Visitaram o hospital nesta sexta os secretários de Transporte e Mobilidade Urbana, Wellington Silva com sua equipe; de Saúde, Alfredo Peixoto, e o diretor-médico do Hospital São João Batista, José Geraldo Barros.

De acordo com o secretário de Saúde, a Organização Social contratada pelo governo do Estado para fazer a gestão médica do Hospital Regional que solicitou a visita. “Fomos conhecer a estrutura do hospital, que de fato é muito grande, mas que só irá funcionar 30%. Foram acertados alguns ajustes e colocamos a estrutura da Saúde de Volta Redonda a disposição da unidade, caso ocorra alguma emergência, como casos de cirurgia de urgência”, disse Alfredo Peixoto.

Já a equipe da STMU esteve no local para avaliar as adequações necessárias para facilitar a mobilidade urbana até o local. “Tudo o que for necessário para melhor a locomoção de funcionários e pacientes nós iremos fazer”, disse o secretário Wellington Silva.

Já equipes da secretaria municipal de Infraestrutura farão, durante a semana, serviços de limpeza, capina e roçada no entorno do Hospital do Regional: “O governador está empenhado em abrir o Hospital Regional, pediu esta ajuda. O que tiver ao nosso alcance vamos fazer pois, mesmo que parcial, este Hospital irá beneficiar pessoas”, completou Samuca Silva.

Deixe seu comentário