Portal da Cidade Vassouras

CORONAVÍRUS

Fiocruz encontra mutação da Covid-19 em 62,7% das amostras analisadas no RJ

Fundação publica boletim para alertar sobre a dispersão dessas 'variantes de preocupação'. Mutação tem perfil 'potencialmente mais transmissível'.

Publicado em 05/03/2021 às 03:00

Prevalência da mutação analisada pela Fiocruz em oito estados (Foto: Divulgação)

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou na quinta-feira (4) que detectou variantes da Covid-19 em 62,7% das amostras coletadas no Rio de Janeiro.

O protocolo adotado detecta mutação comum em três das ‘variantes de preocupação’. São elas:

  • P1, identificada inicialmente no Amazonas;
  • B.1.1.7, no Reino Unido; e
  • B.1.351, na África do Sul.

Um comunicado técnico do Observatório Covid-19 Fiocruz foi emitido pela fundação para alertar sobre uma dispersão geográfica no território das chamadas ‘variantes de preocupação’. De acordo com o levantamento, foi detectada uma alta presença de variantes nas três regiões do Brasil avaliadas: Sul, Sudeste e Nordeste.

A publicação alerta para um cenário preocupante já que as variantes têm perfil “potencialmente mais transmissível” e há ainda a ausência de medidas que possam ajudar a conter a propagação e circulação do vírus.

De acordo com o Observatório, a alta circulação de pessoas e o aumento da propagação do vírus (Sars-Cov-2) tem favorecido o surgimento de ‘variantes de preocupação’ no Brasil.

A avaliação apurou cerca de mil amostras dos estados de Alagoas, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

A avaliação contou com o apoio do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde e da Coordenação Geral de laboratórios de Saúde Pública.

Deixe seu comentário