Portal da Cidade Vassouras

RIO DE JANEIRO

Em uma semana, RJ imunizou 92.982 pessoas contra a Covid-19

Contagem foi feita até as 18h deste domingo (24), com base em informações repassadas pelos municípios fluminenses.

Publicado em 24/01/2021 às 23:00

Vacinação no RJ começa a última segunda-feira (18), no Cristo Redentor. Até as 18h de domingo (24), 92.982 pessoas haviam sido imunizadas (Foto: Nicolás Satriano/G1)

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que, até as 18h de domingo (24), 86 municípios fluminenses registaram 92.982 pessoas imunizadas contra a Covid-19 por meio da aplicação da vacina CoronaVac.

O órgão chegou ao número por meio de busca ativa, a partir de Imunização da Vigilância Epidemiológica da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, junto às coordenações/gerências de imunização dos 92 municípios do estado.

Segundo a SES, cada município é responsável pela execução da vacinação e também por inserir os dados no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde.

Até o momento, por conta da baixa quantidade de vacinas disponíveis, apenas o grupo classificado como prioridade deve ser vacinado:

  • Trabalhadores da linha de frente da saúde;
  • Idosos moradores de instituições de longa permanência;
  • Pessoas com deficiência que também morem nesses locais;
  • Indígenas.

Vacina de Oxford começa a ser distribuída no RJ

O Rio de Janeiro iniciou nesta segunda-feira (25) a distribuição de 176.220 doses da vacina Oxford/AstraZeneca para os 92 municípios do estado.

A distribuição segue a logística da operação com a CoronaVac, realizada na semana passada.

O imunizante sai da Coordenação-Geral de Armazenagem (CGA) da Secretaria de Saúde, em Niterói, na Região Metropolitana. Seis aeronaves levam as vacinas para 88 cidades.

Os municípios do Rio, Niterói, São Gonçalo e Maricá vão receber a vacina por transporte terrestre. Os caminhões começaram a ser carregados a partir das 7h.

O governo informou que 4,8% das doses ficarão sob a guarda da Secretaria Estadual de Saúde, como reserva estratégica. De acordo com o governo, a reserva é para atender aos municípios em casos de eventuais perdas.

Os dois milhões de doses vieram da Índia e chegaram ao Brasil na última sexta-feira (22), e foram analisadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) antes da liberação para todo o Brasil.

Neste domingo (24), o Fantástico mostrou como é feita a distribuição das vacinas por todo o país.

Vacinação na capital

Na capital, a previsão é começar a aplicar 75 mil doses na próxima quarta-feira (27). Serão vacinados os profissionais de saúde acima de 60 anos de Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde.

As vacinas são destinadas ao público prioritário, conforme orientação do Ministério da Saúde.

A cidade do Rio vacinou, até as 16h45 de sábado (23), 53.144 pessoas na etapa 1, com doses do imunizante CoronaVac.

Sem retenção de doses

Ao contrário da CoronaVac, todas as doses da Oxford/AstraZeneca serão aplicadas neste momento — não serão feitas reservas para segunda dose. A medida foi tomada tendo em vista que a aplicação da segunda dose pode ser realizada em 90 dias após a primeira.

A Secretaria Estadual de Saúde informou que enviou um ofício aos municípios recomendando uma busca ativa para levantar casos de idosos e deficientes vivendo em instituições que não estejam cadastradas no Ministério da Saúde e, por isso, possam não ter recebido ainda doses da CoronaVac.

O documento solicita, ainda, que os gestores municipais comuniquem à Subsecretaria de Vigilância em Saúde possíveis divergências.

Deixe seu comentário