Portal da Cidade Vassouras

DIA DA SAÚDE

Dia da Saúde reúne mais de 1,2 mil pessoas em Barra Mansa

Evento aconteceu na Praça da Matriz e foi realizado pela Secretaria de Saúde em parceria com Educação e Fundação Cultura.

Publicado em 09/04/2018 às 07:36

Dia da Saúde é comemorado com ação na Praça Matriz, em Barra Mansa (Foto: Paulo Dimas)

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa comemorou no sábado (07), o Dia Mundial da Saúde com uma grande ação na Praça Ponce de Leon, mais conhecida como Praça da Matriz, no Centro. Pelo menos 1,2 mil pessoas passaram pelo local e visitaram diversos stands com técnicos esclarecendo sobre HIV e combate a dengue. A Cruz Vermelha também esteve no local aferindo pressão e instruindo os moradores.

Durante o evento, também foi realizado o IV encontro pela conscientização do autismo com apresentação do Drum Latas. A Fundação Cultura Barra Mansa esteve presente com a tradicional Roda de Viola. A ação também debateu sobre o Dia Nacional do Diagnóstico Precoce para HIV/Aids com realização de teste rápidos para HIV, assim como palestras e orientações acerca da doença. A equipe do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) organizou um circuito do chá que contou com auriculoterapia (técnica de usar pontos na pele do ouvido externo para diagnosticar e tratar dor) e orientações sobre tuberculose e hanseníase. Houve ainda aferição de pressão arterial, avaliação postural com fisioterapeutas e oficina de artesanato com o Programa Saúde Mental.

O secretário de Saúde Sérgio Gomes afirmou que a programação continua. “Na próxima semana, de 9 a 13 de abril, ainda com foco na prevenção a Aids, as Unidades Saúde da Família realizarão palestras e teste rápido para HIV”, destacou. A moradora do bairro São Judas, Maria Tereza, de 68 anos, apoiou a iniciativa. “A gente vem ao Centro no sábado pagar as contas e dar um passeio e encontra uma variedade de atividades e atendimentos. Gostei muito”, finalizou.

Conscientização do Autismo

A Praça da Matriz também foi palco do IV Encontro pela Conscientização do Autismo. Para isso, integrantes do Drum Latas, do Projeto Música nas Escolas desenvolvido pela Prefeitura de Barra Mansa, se apresentaram. No evento, a perspectiva do grupo foi transmitir toda energia do som produzido por instrumentos confeccionados pelos próprios músicos a partir de materiais reciclados, como latas, galões e cabos de vassoura.

Ao utilizar a reciclagem como meio de produção musical o grupo consegue trabalhar em seus alunos o respeito ao meio ambiente, com uma perspectiva que vai além da formação musical. O encontro contou com a participação do Cemae (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado) e Moab-BM (Movimento Orgulho Autista de Barra Mansa).

Deixe seu comentário