Portal da Cidade Vassouras

VACINAÇÃO

Cidades da região vão receber mais de 36 mil doses para 1ª etapa da vacinação

Primeiro grupo a ser imunizado será de profissionais da saúde, idosos e deficientes internados, além de indígenas e quilombolas.

Publicado em 17/01/2021 às 22:00

Postos de Saúde e Clínicas da Família serão pontos de vacinação no Rio (Foto: Reprodução TV Globo)

Os municípios das regiões Sul e Costa Verde do Rio de Janeiro vão começar a receber a partir desta segunda-feira (18) um total de 36.380 doses da vacina CoronaVac. A quantidade é referente à primeira etapa de distribuição feita pelo Governo do Estado.

A previsão é que o primeiro lote comece a ser distribuído durante a tarde.

A vacinação será dividida em grupos. Na primeira etapa, serão imunizados 17.395 moradores da região que se enquadram nos seguintes critérios:

  • Trabalhadores da Saúde;
  • Pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas (em asilos ou abrigos)
  • Pessoas com deficiência institucionalizadas (internados)
  • Indígenas e quilombolas em terras próprias.

Serão aplicadas duas doses, com intervalo de duas ou três semanas entre cada aplicação. A data de início da vacinação em cada município ainda não havia sido definida até a última atualização desta reportagem.

No Estado do Rio, o início da vacinação está previsto para as 17h desta segunda-feira, em uma cerimônia no Cristo Redentor.

Plano definido

O governo do Rio de Janeiro afirmou no domingo (17) que a preparação para a campanha de vacinação contra a Covid-19 no estado está pronta.

Segundo o governo do estado, a logística inclui:

  • Postos - Foram definidos de 1,5 mil postos de saúde e clínicas da família que devem participar da imunização. A Secretaria Estadual de Saúde pode abrir mais 3 mil pontos de apoio, utilizando espaços de escolas, supermercados, shoppings e quartéis dos Bombeiros.
  • Distribuição de seringas - Neste domingo, a Secretaria Estadual de Saúde realizou o segundo dia de distribuição de seringas para os municípios fluminenses. No sábado, foram enviados 3.346.800 de seringas com agulha para 30 cidades. Neste domingo, foram distribuídas 115.500 seringas descartáveis de 3ml com agulha para outros 19 municípios. Ao todo, nesta primeira fase, a SES enviará 5,5 milhões de kits para todo o Estado.
  • Segurança - Uma megaoperação, com apoio da Polícia Militar, foi montada para realizar a distribuição do material para todas as regiões fluminenses.

No domingo, a Anvisa aprovou o uso emergencial das vacinas CoronaVac, produzida no Instituto Butantan (SP) e Oxford/AstraZeneca, que será produzida pela Fiocruz.

Em nota, o governo do RJ afirmou que "através das equipes técnicas da Secretaria de Estado de Saúde, está preparado para a orientação e o apoio na aplicação das vacinas CoronaVac e Oxford/Astrazeneca a todos os 92 municípios do Rio de Janeiro, de forma simultânea e proporcional".

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) vai seguir o Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, que prevê a distribuição de vacinas contra a Covid-19 para todos os estados do País.

O governo do estado também anunciou que as equipes técnicas da Secretaria de Estado de Saúde e dos municípios estão capacitadas para o monitoramento e terão o apoio do grupo técnico já constituído pela subsecretaria de Vigilância em Saúde.

Deixe seu comentário