Portal da Cidade Vassouras

CORONAVÍRUS

Central de Abastecimento do Estado do RJ adota medidas de prevenção

Porta-voz da Vigilância Sanitária do Rio afirma que higienização de alimentos e embalagens dentro de casa é fundamental.

Publicado em 23/03/2020 às 21:00

Ceasa, no RJ (Foto: Reprodução/TV Globo)

A Central de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro (Ceasa), em Irajá, na Zona Norte do Rio, adotou medidas de proteção contra o novo coronavírus. A movimentação no estabelecimento era intensa na manhã desta terça-feira (24).

O número de tanques de água, sabão e de álcool gel aumentou para higienização dos trabalhadores, medida fundamental para as equipes que trabalham com manuseio de alimentos, segundo a porta-voz da Vigilância Sanitária do Rio, Aline Borges.

"O protocolo da OMS é utilização de equipamento de proteção mais indicada, neste momento, para os profissionais que estão na linha de frente no combate ao coronavírus. Nessa questão da manipulação do alimento, a gente tem que minimizar de fato a aglomeração e também a disponibilidade de alguns itens como álcool gel e até mesmo pias para a intensa lavagem das mãos", afirma Aline.

De acordo com a porta-voz, algumas medidas precisam ser adotadas após as compras no mercado ou recebimento de alimentos em casa, são elas:

  • Utilizar luvas para pegar o alimento ou embalagem;
  • Higienizar o alimento antes de armazenar ou consumir;
  • Limpar também as embalagens antes de armazenar o produto.

A higienização das embalagens pode ser feita com a mistura de um litro de água e 200 ml de alvejante, segundo a Vigilância Sanitária. É importante utilizar luvas e descartá-las após o procedimento. As bolsas utilizadas nas compras também precisam ser desinfetadas.

Deixe seu comentário