Portal da Cidade Vassouras

AEDES AEGYPTI

Ações de combate ao mosquito aedes aegypti são intensificadas em Três Rios

Após casos confirmados de doenças, órgão criou observatório nas áreas mais propensas.

Publicado em 06/02/2019 às 07:32

Três Rios intensifica ações contra os criadouros do mosquito Aedes aegypti (Foto: Reprodução/TV Rio Sul)

A Secretária de Saúde de Três Rios, RJ, intensificou ações de combate ao mosquito aedes aegypti, que transmite a chikungunya e a dengue. Nos últimos quatro meses foram recebidas 235 notificações das doenças, sendo 12 de casos de chikungunya e cinco de dengue.

O objetivo a secretaria é acabar com o criadouro. Os moradores devem redobrar a atenção com água parada, que fica em potes de plantas, piscinas, caixa d’água. Não houve caso de zika vírus notificados ou confirmados.

Para amenizar os casos de doenças transmitidas pelo mosquito, a Secretaria de Saúde criou uma sala de situação, que é um observatório para identificar rapidamente as áreas propensas a proliferação do aedes aegypti.

O coordenador da vigilância ambiental, Eduardo Ribeiro Alves, alerta para o número de focos do mosquito que é grande. Ao todo, 25% das casas visitadas pelos agentes de combate à endemia têm focos do mosquito. "A visita do agente ajuda muito importante, porque ele tem um olhar diferente do morador, mas o morador pode nos ajudar muito, fazendo a visita dentro da residência dele por 10 minutinhos, por semana ou até mesmo", afirmou.

O morador de Três Rios que quiser informações sobre as visitas casa a casa, pode ligar para o telefone 2255-7195.

Deixe seu comentário