Portal da Cidade Vassouras

CASTRAÇÃO

Vigilância da zoonose de Paracambi, RJ, intensifica castração de cães e gatos

De acordo com a unidade, neste ano, 2018, foram 250 cirurgias em cães e 320 em gatos.

Publicado em 20/09/2018 às 02:39

Vigilância de zoonose de Paracambi, RJ, intensifica castração de cães de gatos (Foto: Reprodução/TV Rio Sul)

A prefeitura de Paracambi, RJ, está realizando castração dos animais, pois a cidade está cheia de cães e gatos soltos nas ruas.

De acordo com a prefeitura, o serviço de castração é importante, pois além dela, também é realizado um check-ups nos animais para ver se há alguma doença, como, por exemplo, a esporotricose, que atinge principalmente os gatos e pode ser transmitida para os seres humanos através do contato.

O segurança Manoel Francisco Alves é dono da cadela Pipoca, que foi cadastrada. A relação deles começou há cerca de dois anos quando ele encontrou o animal na rua. "A gente traz para evitar a procriação na rua, você vê muito cachorro de rua justamente por isso porque a pessoa bota uma cachorra para criar e não tem o que fazer com os filhotes, vai jogando pra rua", explicou Manoel.

Segundo dados da Unidade de Vigilância de Zoonoses, neste ano, 2018, foram realizadas 570 cirurgias em 250 cães e 320 felinos. Tudo é realizado gratuitamente na instituição que também busca atender animais em situações de rua.

A Vigilância de Zoonoses de Paracambi alerta que a superpopulação de animais de rua é um caso de saúde pública, porque sem vacinas os infectados podem provocar epidemias de doenças em cães e gatos, além de transmissão para o ser humano.

"Melhor modo de evitar esses abandonos é fazer a castração dos animais e aí então reduziria esses animais na rua", destacou Nídia Matheus Rita, superintendente do Centro Controle de Zoonoses.

Além de fazer a castração, outros serviços são realizados na unidade. "A gente tem as consultas que são realizadas às terças e quintas. Terça na parte da manhã e quinta na parte da tarde, durante a semana. Todos os dias, de segunda a sexta, a gente faz o atendimento. Tem uma zoonose específica, que a gente tá com epidemia aqui dentro da cidade, que é esporotricose que acomete mais os gatos", lembrou Nídia.

O telefone da Unidade de Vigilância de Zoonoses de Paracambi é (21) 2683-2529.

Deixe seu comentário