Portal da Cidade Vassouras

CLIMA

Termômetro marca -10,1°C no Parque Nacional do Itatiaia nesta quarta-feira

Aparelho não oficial registrou a temperatura às 6h39, em uma área localizada a aproximadamente 2.000 metros de altitude.

Publicado em 07/06/2023 às 09:00

Termômetro marca -10,1°C no Parque Nacional do Itatiaia (Foto: Reprodução/Demilson Rodrigues)

Um termômetro não oficial marcou -10,1° na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia (RJ) na manhã desta quarta-feira (7). A temperatura foi registrada em uma área localizada a aproximadamente 2.000 metros de altitude.

As imagens foram feitas pelo guia Demilson Rodrigues às 6h39. Com o frio, a vegetação mais uma vez foi "pintada" de branco.

Segundo a Climatempo, trata-se de um fenômeno chamado needle ice (agulha de gelo). Isso acontece "quando a temperatura do solo está acima de 0°C e a temperatura do ar, logo acima da superfície, é menor do que 0°C".

O instituto explicou que as agulhas são formadas por conta de uma propriedade física chamada capilaridade. Isto é, quando "a água do solo sobe à superfície e congela".

Agulhas de gelo também se formaram na manhã de terça-feira (6), quando um termômetro não oficial registrou -1,3°C a 2.450 metros de altitude.

Sobre o Parque Nacional do Itatiaia

O Parque Nacional do Itatiaia foi criado em junho de 1937 e foi o primeiro parque nacional do país, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o local. Ele fica na Serra da Mantiqueira - entre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e próximo à divisa com São Paulo. Os limites alcançam os municípios de Itatiaia (RJ), Resende (RJ), Itamonte (MG) e Bocaina de Minas (MG).

Inicialmente abrangendo uma área de aproximadamente 12 mil hectares, ele foi ampliado para 28 mil hectares em de setembro de 1982. O parque é caracterizado por montanhas e rochas, sendo o Pico das Agulhas Negras o ponto mais alto, com altitude de 2.791,5m - o quinto maior do país.

Em 2017, pelo aniversário de 80 anos da reserva, o local recebeu Medalha Tiradentes, a mais alta condecoração concedida pela Alerj.

Deixe seu comentário