Portal da Cidade Vassouras

Barra Mansa

Secretaria de Meio Ambiente doa mudas nativas da Mata Atlântica

Alunos da Escola Dr. Djair Machado recebem palestra sobre sustentabilidade e fazem o plantio de árvores em comemoração ao Dia da Árvore

Publicado em 22/09/2022 às 09:00

Secretaria de Meio Ambiente doa mudas nativas da Mata Atlântica (Foto: Paulo Dimas e Felipe Vieira)

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, comemorou nesta quarta-feira (21), o Dia da Árvore, com a doação e o plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. A doação ocorreu na Praça da Matriz, no Centro. O plantio foi concentrado na Escola Municipal Dr. Djair Machado Gomes, na Bocaininha, onde foi realizada palestra com foco no desenvolvimento da consciência ecológica dos alunos.

De acordo com o secretário da Pasta, Vinícius Azevedo, cerca de 100 mudas foram doadas. Ele explicou a importância do plantio. “As árvores têm capacidade de absorver entre 55 e 109 quilos de gases poluentes, influenciam na temperatura das cidades, reduzem a poluição sonora, são aliadas na neutralização de carbono e nos impactos globais gerados pela poluição atmosférica. Elas são essenciais para a biodiversidade e a sustentabilidade do planeta”, destacou.

Foram doadas mudas de ipês rosa, amarelo e roxo, paineira, limão bravo, aroeira, urucum, jangada, azedinha, mirindiba, saboneteira, açoita cavalo, castanha do maranhão, flor de papagaio, jenipapo, pata de vaca, areca bambu e jacarandá.

 Ainda durante o evento foi divulgado o telefone do Disque Mudas. Interessados em receber as mudas pode solicitar diretamente no (24) 2106-3408 ou na Gerência de Reflorestamento da Secretaria de Meio Ambiente, no quarto andar do Centro Administrativo.

Sustentabilidade é debatida na escola

Agentes da Guarda Municipal Ambiental realizaram no Dia da Árvore palestra sobre as ações que devem ser realizadas diariamente e geram a sustentabilidade do nosso planeta. Após o debate, foi realizado o plantio de diversas mudas na área externa da unidade.

De acordo com o Guarda Municipal, inspetor Evandro da Silva, durante a iniciativa, os alunos foram estimulados a cuidar do ecossistema e multiplicar as informações recebidas junto aos familiares e amigos. “Esse envolvimento dos alunos é muito importante, já que através deles as informações acerca de hábitos ecologicamente adequados chegam até à comunidade, onde os vínculos são mais fortes”.

As mudas que foram plantadas terão seu crescimento monitorado pelos próprios alunos. Eles serão responsáveis por acompanhar cada fase do desenvolvimento das espécies.

Fonte:

Deixe seu comentário