Portal da Cidade Vassouras

RESENDE

Resende investiga morte de mulher por insuficiência respiratória

Exames preliminares apontam para pneumonia bacteriana, diferente da causada pela Covid-19.

Publicado em 01/04/2020 às 02:00

Prefeitura de Resende investiga morte por suspeita de coronavírus na cidade (Foto: Reprodução/TV Rio Sul)

Uma mulher de 59 anos morreu por insuficiência respiratória causada por uma pneumonia na terça-feira (31) em Resende, no Sul do Rio de Janeiro. Como os sintomas são semelhantes aos dos provocados pelo novo coronavírus, o caso foi comunicado às secretarias Municipal e Estadual de Saúde.

A mulher tinha uma doença pré-existente: ela sofria de asma. Ela foi internada na sexta-feira (27) e imediatamente colocada em ventilação mecânica. Os exames preliminares apontaram para uma pneumonia bacteriana, diferente da pneumonia causada pela Covid-19, que é viral.

"Tivemos um óbito na data de ontem [terça], de uma paciente, de 59 anos, no Hospital de Emergência, com síndrome respiratória aguda grave. A paciente fez o teste para Covid-19. Ainda estamos aguardando o resultado pra confirmar ou não essa causa para o óbito. Mas esse é um sinal de que as síndromes estão aumentando em todos os hospitais da nossa região. E é importante que a população reforce as medidas de distanciamento social e as restrições adotadas nos últimos dias. Isso pode fazer toda a diferença no combate ao coronavírus", explicou o secretário municipal de Saúde, Alexandre Vieira.

Um material da paciente foi colhido e enviado para análise no Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels, única unidade estadual capaz de realizar o teste para confirmar ou descartar a Covid-19. A previsão é que o resultado saia em uma semana.

Ainda de acordo com o governo municipal, todas as pessoas que tiveram contato com a paciente passaram a ser monitoradas.

Resende tem três casos confirmados de coronavírus. Os pacientes são uma mulher, de 38 anos, e um casal. Todos passam bem e foram orientados a fazer isolamento domiciliar.

Deixe seu comentário