Portal da Cidade Vassouras

CADASTRO

Programa 'Família Acolhedora' amplia prazo para cadastramento em Resende

Famílias ou pessoas interessadas devem entrar em contato com o Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes.

Publicado em 18/02/2019 às 05:00

Programa 'Família Acolhedora' amplia prazo para cadastramento em Resende (Foto: Divulgação)

O programa 'Família Acolhedora' de Resende, RJ, está ampliando o cadastro com pessoas interessadas em participar do acolhimento familiar temporário na cidade. O programa é voltado para crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, que tiveram os direitos violados ou se encontrem em vulnerabilidade social, cujas famílias não conseguiram cumprir, temporariamente, a função de cuidado e proteção.

As famílias ou pessoas interessadas devem entrar em contato com o Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes, localizado na Rua Pandiá Calógeras, nº 157, no bairro Jardim Jalisco. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas.

O programa estabelece pré-requisitos para o cadastro, entre eles ser homens e mulheres, solteiros ou casados, com no mínimo 21 anos de idade; ser morador de Resende há, no mínimo, cinco anos; ser pelo menos 16 anos mais velho que o acolhido; não estar inscrito no Cadastro Nacional de Adoção; não apresentar problemas psiquiátricos ou ser dependente de substâncias psicoativas; não ter pendências judiciais de competência criminal e ter a aceitação e acolhida de todos os membros da família.

Entenda o programa

Após o contato, o programa inicia um processo de triagem que envolve entrevistas da equipe técnica com os interessados, além de visita domiciliar. A segunda etapa envolve uma capacitação por dois dias, com o objetivo de orientar os interessados sobre o processo de acolhimento familiar das crianças e/ou adolescentes, que foram retirados do convívio com seus responsáveis pelo Conselho Tutelar ou por decisão judicial.

Em seguida, toda documentação necessária é encaminhada ao Fórum para habilitação na 2ª Vara de Família, da Infância, Juventude e do Idoso, quando ocorrerá a efetivação do cadastro. Essas famílias ficarão aguardando a oportunidade para acolher. O prazo de acolhimento familiar é de até um ano e meio.

Deixe seu comentário