Portal da Cidade Vassouras

BARRA MANSA

Prefeitura contabiliza mais de 3 mil desalojados e 1 mil desabrigados em BM

Cidade foi castigada pela chuva na noite de sábado (18) e na madrugada de domingo (19).

Publicado em 20/05/2019 às 00:00

Retorno da Via Dutra ficou interditado no bairro Bocaininha (Foto: Secretaria de Obras de Barra Mansa)

Mais de 3 mil desalojados e 1 mil desabrigados foram contabilizados pela prefeitura de Barra Mansa, no Sul do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (20). A cidade foi castigada pela chuva na noite de sábado (18) e na madrugada de domingo (19). Segundo a Defesa Civil, choveu 136 mm — era esperado entre 60 e 100 mm em 24 horas — e os rios Barra Mansa, Bananal e Bocaina transbordaram.

A Estrada Governador Chagas Freitas, na Bocaininha, continua interditada nesta segunda. O trânsito foi desviado para a Via Dutra. A prefeitura informou que o prefeito Rodrigo Drable estava verificando os pontos de risco e a vice-prefeita, Fátima Lima, participou de uma reunião com as equipes da Secretaria de Assistência Social do Governo do Estado e do Município e seguiu para Vila Natal, local que sofreu deslizamento de encostas.

O prefeito disse ainda que todas as secretarias estão mobilizadas, no momento, visando à limpeza da cidade e a desobstrução das vias públicas atingidas pela lama. “Esperamos estar com a cidade totalmente limpa em no máximo 10 dias”.

Equipes da Defesa Civil prosseguem com a realização de vistorias nos imóveis das áreas mais afetadas pelas chuvas visando verificar a necessidade de interdição ou não.

A Secretaria de Ordem Pública informou que a Rua José Henrique Batista, no bairro Jardim Primavera, foi interditada na manhã desta segunda, devido ao excesso de barro que desceu das encostas. Um ônibus ficou atolado ao tentar atravessar a via pública, gerando riscos aos moradores e usuários. Equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, o Saae, e da Secretaria de Manutenção Urbana foram acionadas para resolver o problema.

A Defesa Civil orienta os moradores cujas residências apresentem rachaduras ou outros problemas para que entrem em contato pelos telefones 199 ou (24) 3028-9370, para que os agentes realizem vistoria e análise de risco. As chamadas de urgência/emergência também devem ser feitas para os mesmos números.

Distribuição de cloro

A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde Ambiental, está distribuindo cloro nas seguintes comunidades: São Luis, parte da Boa Sorte, Colônia Santo Antônio, Bocaininha, Santa Maria 2 e Siderlândia.

Distribuição de alimentos e água

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do município, acompanhada de técnicos da Pasta do Governo do Estado, está atuando em três frentes nos bairros Nova Esperança, Siderlândia e Vila Natal. As equipes estão distribuindo alimentos e água nos pontos elencados para atendimento às vítimas das chuvas com almoço e jantar, como por exemplo, as igrejas. Também estão sendo distribuídos materiais de limpeza.

A Secretaria de Assistência Social do Estado enviou para Barra Mansa, ainda no domingo, 55 colchões, 45 kits de enchente, contendo cobertor, lençol, fronha e travesseiro. Foram montados pontos de coleta de doações no CESP, próximo à Matriz de São Sebastião, no Centro, e nas igrejas dos bairros Vila Maria, Siderlândia e outros. Confira abaixo todos os pontos de coleta.

Pontos de coleta

  • OAB de Barra Mansa - Rua Cristóvão Leal, nº 65, Centro
  • Ponto de doação próximo ao Colégio Clécio Penedo - Rua Antônio da Silva Reis, nº 100 ou entrar em contato através do telefone (24) 99928-3640.
  • Centro Estratégico de Segurança Pública - ao lado da Igreja Matriz, na Avenida Joaquim Leite, Centro
  • Colégio Verbo Divino - Rua Prefeito Mario Pinto dos Réis, nº188, Centro ou entrar em contato através do telefone (24) 3325-7150

Governador sobrevoou áreas atingidas

O governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, sobrevoou de helicóptero no domingo (19) as áreas atingidas pelas enchentes. Witzel foi recebido no Parque da Cidade pelo prefeito Rodrigo Drable e pelo secretário da Defesa Civil. O coronel do Corpo de Bombeiros, Roberto Robadey, também participou da ação.

Após o sobrevoo, Witzel anunciou um novo projeto que vai atender cerca de 400 famílias que ficaram desalojadas, segundo dados da prefeitura.

Nós estamos dando início a um programa de habitação para baixa renda, que é o programa 'Casa Nova' que prevê a possibilidade de construir anualmente 20 mil novas unidades. Nós vamos trabalhar para ter um terreno aqui onde o prefeito já me ofereceu e implementar esse programa para retirar aquelas famílias daquelas áreas’’, explicou.

Witzel instalou um gabinete de crise e colocou toda a estrutura da administração estadual à disposição dos prefeitos dos municípios que decretaram calamidade e/ou estão em estágio de atenção. Disse ainda que na segunda-feira (20) equipes do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) vão estar nas áreas mais afetadas em Barra Mansa para ajudar a fazer limpeza da cidade.

Educação

As escolas Argemiro de Paula Coutinho, Djair Machado Gomes, Adelaide Duarte Flores e Creche Padre Adalberto estão com as aulas suspensas nesta segunda-feira (20). De acordo com a prefeitura, muito material como merenda, computadores e material escolar foram perdidos.

Vacinação

Todos os postos de Saúde estão atualizando a vacinação antitetânica e orientando as pessoas que tiveram contato com as águas das chuvas sobre a leptospirose, doença provocada pela urina de rato.

Trânsito e transporte

A Secretaria de Ordem Pública informou que as linhas de ônibus estão circulando sem alterações, exceto as linhas que atendem aos bairros Santa Maria II, Rialto, Colônia Santo Antônio, Perimetral e Vila Ursulino, onde o trânsito teve que ser alterado para a Via Dutra em função de interdição da Estrada Governador Chagas Freitas e de avaliação das condições da ponte situada na localidade pelas Defesas Civil municipal e estadual.

Limpeza de ruas

Todas as secretarias estão mobilizadas nesta segunda-feira (20) visando à limpeza da cidade e a desobstrução das vias públicas atingidas pela lama. Animais morreram e veículos ficaram submersos com o temporal.

O Saae está com 90% de seu efetivo trabalhando nos bairros Nova Esperança, Roselândia, São Luis, Siderlândia e Colônia com a realização de serviços de limpeza e raspagem de terra.

Quinze caminhões e quatro retroescavadeiras estão sendo utilizadas na operação. Paralelamente, estão sendo efetuadas a desobstrução de bueiros e coleta de volumosos. Já a Secretaria de Desenvolvimento Rural trabalha na retirada de barreira na Estrada de acesso à Cafarnaum, Ataulfo de Paiva e distrito de Rialto.

Coleta de lixo

A coleta de lixo está normal, mesmo nas áreas atingidas.

Nível dos rios

Os níveis dos Rios Barra Mansa, Paraíba do Sul, Bocaina e Bananal, de acordo com a Defesa Civil, já estão próximo do normal. Nesta segunda também estão sendo aguardados equipamentos e maquinários do Instituto Estadual do Ambiente, o Inea, para a realização da limpeza dos rios e outras intervenções.

Onze pessoas resgatadas de helicóptero

"Estávamos apavorados, desesperados", lamentou Elisângela dos Santos Inácio, de 41 anos, vítima resgatada de enchente por helicóptero no domingo em Barra Mansa. Ela morava no fundo do terreno alagado e estava tranquila em casa com a família antes de tomar o susto.

Elisângela contou que a família não tem para onde ir e que passaram a noite de domingo (19) na casa da sogra. Voluntários estão ajudando os familiares com lanches e almoço. Agora a família aguarda ajuda das autoridades.

Deixe seu comentário