Portal da Cidade Vassouras

CLIMA

Parque Nacional do Itatiaia registra temperatura mais baixa do ano

Termômetros marcaram -4.3 ºC na madrugada desta quinta-feira (19) na estação meteorológica da reserva.

Publicado em 19/04/2018 às 22:25

Parque Nacional do Itatiaia, no Sul do Rio, registra temperatura mais baixa do ano (Foto: Reprodução TV Rio Sul)

O Parque Nacional do Itatiaia (PNI), no Sul do Rio de Janeiro, registrou a temperatura mais baixa do ano no estado. Os termômetros marcaram -4.3 ºC na madrugada desta quinta-feira (19) na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que fica dentro da reserva.

Na madrugada de quarta (18), a temperatura chegou a -3,7ºC. Essa condição é típica do outono, que é uma estação de transição. Quanto mais perto do inverno, as temperaturas tendem a ficar mais baixas e o clima mais frio.

Nos próximos dias, o tempo deve ficar firme, sem previsão de chuva forte e temperaturas mais amenas.

Com temperatura positiva, uma chuva de granizo surpreendeu turistas em novembro do ano passado no Parque Nacional. Segundo a estação meteorológica que fica na entrada da reserva, os termômetros marcavam 6,8º C no momento da chuva, que durou aproximadamente 30 minutos.

Recorde de frio e expectativa de neve

Em agosto de 2017, os termômetros da estação meteorológica do parque, marcaram - 9,2 ºCO recorde de frio até então havia sido no dia 26 julho: - 8.6 ºC.

Antes disso, no dia 29 de junho, quando a estação meteorológica do parque, marcou - 6,8 ºC. Na época, a frente fria levou chuva, aumentando a umidade relativa do ar, o que gerou expectativa de neve. Mais de 1.500 turistas acamparam no parque no fim de semana do dia 2 de julho, batendo recorde de público. Porém, a temperatura não negativou, ficando em 3,7 ºC positivos.

Área de 28 mil hectares

O Parque Nacional do Itatiaia foi criado em junho de 1937 e foi o primeiro parque nacional do país, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o local.

Inicialmente abrangendo uma área de aproximadamente 12 mil hectares, o parque foi ampliado para 28 mil hectares em de setembro de 1982. Ele é caracterizado por montanhas e rochas, sendo o Pico das Agulhas Negras o ponto mais alto, com altitude de 2.790m. Ele é o quinto ponto mais elevado do Brasil e o maior do Estado do Rio de Janeiro.

Deixe seu comentário