Portal da Cidade Vassouras

ANGRA DOS REIS

MP dá prazo de 45 dias para sirenes de emergência serem religadas em Angra

Há quase três anos os aparelhos não funcionam.

Publicado em 23/10/2018 às 03:19

Ministério Público determina religamento de sirenes de alerta em Angra dos Reis (Foto: Reprodução/TV Rio Sul)

O Ministério Público do Rio de Janeiro deu prazo de 45 dias para Angra dos Reis religar as sirenes que alertam para o risco de enchentes e deslizamentos de terra no município. Há quase três anos os aparelhos não funcionam. O sistema foi implantado em 2014, mas desde 2016, o governo do estado suspendeu os contratos do sistema de alerta e alarme por falta de verba.

Mais da metade dos moradores de Angra vivem em áreas de risco e precisam ser avisados em casos de emergência. Com a falta do sinal, a Defesa Civil informa a população sobre o risco de deslizamentos e chuvas fortes através de mensagens de texto no celular.

Angra tem 20 blocos de sirenes instalados nessas áreas. Para a instalação do sistema foram gastos R$ 5 milhões, que funcionou apenas por um ano e sete meses. De acordo com a prefeitura, um contrato emergencial foi realizado e deve entrar em vigor a partir do dia 15 de novembro. O objetivo é garantir que no período crítico de chuva, as sirenes já estejam funcionando.

Segundo o chefe de gabinete da Procuradoria Geral de Angra, Érick Halper, a manutenção das sirenes ficam por conta do município. “Com a crise do estado, diversos serviços que era a cargo do estado estão sendo repassados, informalmente, para os municípios do estado do Rio de Janeiro. Está tudo planejado para o momento drástico [período chuvoso], que vai de dezembro até março. [E que as sirenes] estejam funcionando na sua totalidade ou quase totalidade”, afirmou.

Deixe seu comentário