Portal da Cidade Vassouras

ALERTA!

Morte de turista atropelado por trem levanta alerta sobre uso de fones de ouvido

Filipe Robert Sugaya estava usando acessório no momento do acidente, que aconteceu em Resende.

Publicado em 19/10/2018 às 08:29

RJ faz alerta para pessoas que costumam utilizar fones de ouvido no trânsito (Foto: Reprodução/TV Rio Sul)

A morte de um turista atropelado por um trem em Resende, RJ, no último fim de semana levantou um alerta a respeito do uso de fones de ouvido em locais inapropriados. Filipe Robert Sugaya, de 26 anos, estava usando os acessórios no momento do acidente, no domingo (14).

É um habito muito comum no trânsito, por exemplo: muitos motoristas, ciclistas e pedestres usam fones de ouvido nessas horas. O que pode aumentar os riscos de acontecer algum acidente. Por isso, quem está circulando pelas ruas, seja em um veículo ou à pé, precisa estar atento aos sinais sonoros e a tudo o que acontece ao redor, justamente para evitar qualquer eventualidade.

Eu uso o fone, mas eu diminuo quando vou andar na rua, claro, porque realmente é perigoso. Você perde totalmente a noção de onde você tá ou se tem carro vindo”, contou a universitária Mariela Bogoni.

E já se tornou uma cena muito comum. A pessoa está na rua, resolve escutar uma música e coloca o fone de ouvido. Dependendo do volume, não dá para escutar nada do que se passa ao redor. E esse é um dos riscos.

No caso da morte do turista carioca Filipe Robert Sugaya, a Polícia Militar informou no dia seguinte que ele estava usando fones de ouvido quando foi atropelado, o que pode ter influenciado para acontecer o acidente. Ele foi atingido pelo trem, no distrito de fumaça, em Resende, quando seguia para saltar de paraquedas de uma ponte. De acordo com a PM, os fones podem ter feito com que a vítima não escutasse o barulho do trem se aproximando.

Além do risco, no trânsito caracteriza infração

E quando quem está com o fone é o motorista ou condutor, seja para ouvir música ou atender alguma ligação, além do risco de causar acidentes, pode render uma multa. Isso porque o Código de Trânsito Brasileiro considera infração dirigir utilizando fones de ouvidos conectados a equipamentos de som ou telefone celular.

A infração média rende quatro pontos [na habilitação] e R$ 130 ou R$ 135 [de multa]. Também tira atenção do motorista, apesar do trânsito lento, pode acontecer algum acidente”, explicou o comandante da Guarda Municipal, Enoch Sacchi de Melo.

Para pedestres ou ciclistas não existe nenhum tipo de punição, mas vale o alerta.

Mesmo na faixa de pedestres, em vias, a distração é muito grande”, concluiu o comandante da Guarda.

Deixe seu comentário