Portal da Cidade Vassouras

DESENVOLVIMENTO

Marcelo Murta leva a Garotinho uma proposta que pode mudar a região

Pré-candidato a Deputado Estadual presenta proposta que tem como objetivo retomar o desenvolvimento na região Sul-Fluminense.

Publicado em 12/07/2018 às 22:16
Atualizado em

Pré-candidato a Deputado Estadual, Marcelo Murta, leva a Garotinho uma proposta que pode retomar o desenvolvimento de toda região (Foto: Reprodução/Facebook)

O Pré-candidato a Deputado Estadual, Marcelo Mutra,  leva a Garotinho uma proposta que pode retomar o desenvolvimento de toda região Sul-Fluminense.

A proposta trata-se de um porto seco multimodal com aeroporto.

Porto seco ou Estação Aduaneira Interior (EADI) é um terminal intermodal terrestre diretamente ligado por estrada e/ou via férrea e/ou até mesmo via aérea, sendo um depósito alfandegado localizado geralmente no interior.

O porto seco recebe as cargas ainda consolidadas, podendo nacionalizá-las ou exportá-las de imediato ou trabalhar como entreposto aduaneiro.

Com o uso de portos secos, as mercadorias já chegam aos marítimos e aéreos prontas para o embarque, enquanto que no caso das importações pode-se tirar as mercadorias dos postos marítimos mais cedo, onde a armazenagem custa substancialmente mais caro.

Atualmente no Brasil já existem 63 portos secos, sendo apenas 3 no Rio de Janeiro e nenhum com integração multimodal terrestre, aérea, férrea e marítima.

O Centro Sul Fluminense (especificamente nas proximidades de Vassouras, entre Barra do Piraí e Paraíba do Sul) possui situação geográfica privilegiada e vocação para ser o maior entrocamento logístico do estado do Rio de Janeiro, no meio do caminho entre a Dutra e a BR-040, pois possui ferrovia, gasoduto, subestação energética, diversas áreas onde se pode construir um excelente porto seco com aeroporto integrado, que pode servir não apenas como transporte de cargas, mas também como transporte para passageiros.

Tudo isso certamente trará um divisor de águas no desenvolvimento regional de todas as cadeias produtivas do estado do Rio de Janeiro, criando uma infraestrutura para a geração de mais de 30 mil empregos, e investimentos de ordem de 3 bilhões que pode ser feito através de parceria entre público e privado capitaneada pelo estado do Rio de Janeiro.

Fonte:

Deixe seu comentário