Portal da Cidade Vassouras

FIRJAN

FIRJAN SENAI inaugura Laboratório de Materiais e Sistemas Construtivos

Presidente do Sinduscon Sul Fluminense participa da inauguração do laboratório que é pioneiro no Estado do Rio de Janeiro.

Publicado em 06/06/2023 às 13:00

FIRJAN SENAI inaugura Laboratório de Materiais e Sistemas Construtivos em Três Rios/RJ (Foto: Reprodução/Sinduscon-SF)

No último dia 26 de maio, a Firjan Senai, instituição de ensino e pesquisa, realizou a inauguração do Laboratório de Materiais e Sistemas Construtivos. Situado em Três Rios, o novo laboratório é o primeiro no estado do Rio e o terceiro do país a realizar as análises e ensaios técnicos em câmara acústica, que permite que os ensaios sejam feitos através de protótipos para serem aplicados na obra, antes de ela começar.

O laboratório faz parte do projeto “Rio Construção”, uma iniciativa da Firjan elaborada com a contribuição de empresários e sindicatos que traz um conjunto de ações que visa fomentar toda a cadeia produtiva do setor.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de Elissandra Candido, presidente do Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário do Sul Fluminense (SINDUSCON-SF), além de outros empresários e autoridades do setor. Durante o evento, Elissandra enfatizou a relevância desse laboratório para o desenvolvimento da pesquisa e a promoção da sustentabilidade na construção civil.

"É de extrema importância poder contar com toda essa tecnologia bem pertinho de nós. O laboratório impulsionará a pesquisa, o desenvolvimento sustentável e garantirá a qualidade das construções. Além disso, fortalecerá a indústria da construção civil como um todo", destacou Elissandra.

O laboratório oferecerá soluções tecnológicas para promover maior competitividade para as empresas”, enfatizou Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan. O vice-presidente da Firjan Centro-Sul Fluminense e presidente do Sindicom TR, Waldir dos Santos Jr., ressaltou que o novo equipamento, que inclui uma câmara acústica, “é um grande facilitador: esperávamos de seis a oito meses para conseguir fazer os testes”.

O laboratório recebeu o nome de Agnello Vital Vieira, uma homenagem ao pioneiro do setor de cerâmicas na região. “A história do Nelinho nos inspira e nos dá força para continuar empreendendo. Ele representa o início de tudo o que construímos e conquistamos até aqui”, disse Henrique Nora Jr., presidente da Firjan Sul Fluminense e presidente do Sindicer MVP.

Deixe seu comentário