Portal da Cidade Vassouras

EVENTO

Distrito de Conservatória sedia concurso estadual de qualidade do café

Evento tem objetivo de incentivar produção de café de alta qualidade na região.

Publicado em 11/10/2018 às 02:22
Atualizado em

Conservatória, em Valença, sedia concurso de qualidade de café (Foto: Reprodução/TV Rio Sul)

Conservatória, em Valença, sedia concurso de qualidade de café (Foto: Reprodução/TV Rio Sul)

Conservatória, em Valença, sedia concurso de qualidade de café (Foto: Reprodução/TV Rio Sul)

O distrito de Conservatória, em Valença, RJ, sediou na quarta-feira (10) a decisão do concurso estadual de qualidade do café. O evento foi organizado pelo Sebrae e reuniu sete jurados, que analisaram as cegas, o aroma e o sabor de cafés de categoria especial, e deram notas de acordo com as características de cada bebida.

"Foram avaliados a presença de defeitos, ou a ausência, que para chegar aqui teria que ser amostras isentas de defeitos com padrão de umidade adequado e correto para um bom armazenamento. Um bom aspecto na cor e peneira, que é um aspecto importante para o mercado de cafés especiais", explicou o especialista em café, Flávio Borem.

O concurso aconteceu em uma fazenda histórica do distrito. O objetivo é dar visibilidade e colocar o Rio de Janeiro no cenário nacional da produção de café. O estado que já foi um dos maiores produtores perdeu o espaço ao longo dos anos e a proposta é retomar esse lugar de destaque.

"Sensibilizamos alguns empresários da região para introduzir pequenas áreas em suas propriedades para produzir café. Além de uma qualidade superior vai vender também a história e a tradição da região como produtora de café", explicou a gestora do Sebrae, Lídia Spíndola.

Ao todo, 54 produtores do estado se inscreveram no concurso. Durante um mês foram avaliados quesitos, como por exemplo o tipo de grão. As etapas foram eliminatórias até chegar a definição dos finalistas.

Foram seis do noroeste do estado e quatro da região serrana. Em terceiro lugar, empate entre os produtores das cidades de Varre-Sai, no noroeste do estado e Nova Friburgo, na região serrana.

Outra produção de Varre-Sai conquistou o segundo lugar. O grande campeão foi o café de São José do Vale do Rio Preto, na região serrana. "O resultado de muito, muito empenho, muito amor por isso que a gente faz", destacou o vencedor do concurso, Paulo Tassinari.

Os finalistas receberam selos e certificados de qualidade. O concurso atraiu também interessados no leilão para compra dos lotes ganhadores.

Deixe seu comentário