Portal da Cidade Vassouras

CHUVA

De olho no tempo: entenda como é calculado o volume de chuva

O tempo de medição também é levado em conta pelos especialistas para saber se a chuva foi volumosa.

Publicado em 19/02/2019 às 05:00

Saiba como se calcula o volume de chuva (Foto: Reprodução/TV Rio Sul)

A estação mais quente do ano é também a que registra os temporais mais volumosos na região Sudeste, por conta da combinação calor e umidade. No Sul do Rio de Janeiro, muitas vezes, as consequências dessa precipitação são alagamentos e deslizamentos de terra.

O meteorologista Diogo Arsego, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, CPTEC, explica que a condição de chuva forte é inevitável para a região.

Os maiores índices de precipitação se concentram desde o Sul da região Amazônica, passando pelo Centro Oeste e Sudeste do Brasil. São precipitações intensas e frequentes”.

Para entender então o que significam os volumes de chuva, o cálculo deve ser feito em milímetros e metro quadrado. Em um espaço de um metro por um metro, 1 litro de água subiria até a marca de 1 milímetro. Ou seja, 1 milímetro de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado. Em um caso onde o volume de chuva registrado é de 50 mm, seriam 50 litros de água em cada metro quadrado.

O tempo de medição também é levado em conta pelos especialistas para saber se a chuva foi volumosa.

Se você pegar um período de uma hora, uma chuva de 25, 30 milímetros, já é considerada uma chuva forte. Vai trazer problemas de alagamentos nos centros urbanos, por conta de um volume de chuva muito intenso em um curto período de tempo, vai ter dificuldade para escoar”, explicou Diogo.

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, do início do verão, em Novembro de 2018, até fevereiro de 2019, Paraty, na Costa Verde do Rio, registrou um dos maiores índices de chuva no Sul do Estado: 444 milímetros. Angra dos Reis ocupa o segundo lugar, com 337 e Rio Claro registrou 311 milímetros.

A Defesa Civil é responsável por monitorar o volume de chuva por municípios e informar os moradores, principalmente de áreas de risco, sobre a possibilidade de um alagamento ou deslizamento de terra.

Em Barra Mansa, o controle é feito diariamente através de um pluviômetro manual. Em janeiro de 2018 o município registrou 335 milímetros de chuva. No mesmo período em 2019, foram 258.

Em Angra dos Reis, cidade que registra um dos maiores índices de chuva na região, o monitoramento é feito 24 horas. As informações chegam pelos institutos meteorológicos e são repassadas para a população através de mensagens de SMS.

Em caso de previsão de chuva forte, uma mensagem de aviso é enviada. O alerta é feito quando são registrados de 20 a 30 milímetros de chuva em uma hora. Se a chuva chegar aos 50 milímetros em uma hora ou 100 em 24 horas, é enviada então a mensagem de alarme.

Segundo a defesa civil do litoral, 30 pluviômetros estão instalados em bairros de Angra. Após a leitura dos equipamentos, em alguns casos, é necessário acionar as sirenes, por conta do risco de alagamento e deslizamento.

Deixe seu comentário