Portal da Cidade Vassouras

CORONAVÍRUS

Central 160 tira dúvidas sobre coronavírus e combate notícias falsas

Serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia tirando dúvidas sobre sintomas e unidades de atendimento mais próximas.

Publicado em 24/03/2020 às 03:00

Central 160 tira dúvidas sobre coronavírus no RJ (Foto: Maurício Bazilio/Secretaria Estadual de Saúde)

Mais de 2.100 ligações foram registradas em menos de 24 horas de funcionamento da nova central telefônica 160. Pelo número gratuito é possível tirar dúvidas sobre o coronavírus e obter orientação com profissionais de saúde sobre quando é preciso procurar um hospital e quais são as unidades de saúde mais próximas para atendimento no Rio de Janeiro. O serviço funciona 24 horas do dia.

No primeiro dia de funcionamento do serviço, o tempo médio de duração das chamadas foi de 5 minutos e 25 segundos.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a capacidade de atendimento é de 30 mil ligações diárias.

O objetivo é evitar que pacientes sem sinais de contaminação ou sem sintomas graves saiam de casa, se expondo ao vírus e lotando as unidades de saúde.

“O teleatendimento faz parte desse plano de contingenciamento. É um serviço essencial para que a população fluminense possa ter acesso a informações seguras sobre o que é o novo coronavírus, as formas de prevenção e o que é preciso fazer em caso de sintomas”, disse o governador Wilson Witzel.

Ao todo, o sistema conta com 50 postos de atendimento, podendo dobrar a capacidade de acordo com a demanda. Além desses, está prevista a abertura de mais 54 postos em outras localidades.

Para o secretário Estadual de Saúde, Edmar Santos, o projeto é de grande importância para contenção dos casos do coronavírus no RJ.

A central é importantíssima nesse momento e servirá para esclarecer dúvidas dos profissionais de saúde e indicar quais pacientes devem procurar atendimento, de preferência em unidades próximas às suas residências, reduzindo deslocamentos. É preciso deixar a unidade de saúde para os casos que realmente necessitem. Além disso, a central funcionará ainda como mais um canal de combate às fake news”, explicou.

Além do novo canal, a população também pode tirar dúvidas nos sites oficiais da SES: www.coronavirusrj.com.br e www.saude.rj.gov.br.

Deixe seu comentário