Portal da Cidade Vassouras

CÃES

Barra Mansa, RJ, realiza coleta de sangue em cães para exame de leishmaniose

Iniciativa tem objetivo conscientizar a população sobre a prevenção da doença e orientar sobre o tratamento.

Publicado em 16/07/2018 às 00:40

Barra Mansa, RJ, realiza coleta de sangue em cães para exame de leishmaniose (Foto: Divulgação)

A coleta de sangue em cães para exame de Leishmaniose Visceral Canina (LVC) está sendo realizada diariamente pela Vigilância em Saúde Ambiental de Barra Mansa, RJ. A medida é para conscientizar os moradores sobre a prevenção contra a doença e orientar sobre o tratamento. Para fazer a solicitação do serviço, as pessoas podem ligar para o número 3326-2588, que os agentes vão até o local e realizam a coleta. A Vigilância em Saúde Ambiental fica na Rua Getúlio Borges Rodrigues, nº 210, no bairro Boa Sorte. Mas, segundo a assessoria da prefeitura, o recomendável é fazer o pedido pelo telefone.

O coordenador do órgão, Antônio Marcos, explicou que a Leishmaniose é uma doença infecciosa não contagiosa, causada por parasitas. "Assim como nos casos de febre amarela, em que o macaco infectado pelo mosquito anuncia que a doença está pela região, o cão infectado também evidencia a presença do mosquito transmissor na área. Ele também é uma vítima", completou o coordenador.

Segundo o veterinário Fernando Franco o cão infectado pode apresentar diversos sintomas. "Os mais comuns são as feridas nas extremidades (orelhas, focinho), crescimento das unhas, perda de peso, conjuntivite e queda de pelos. Nos órgãos internos pode ocorrer o crescimento do fígado e demais alterações", esclareceu.

Fernando ainda explica que não há alternativas para Leishmaniose canina nos órgãos públicos de saúde, e que não há cura, apenas tratamento. O tratamento é feito por meio de remédios e depende do estado em que o cão se encontra, em casos extremos é indicada eutanásia ao animal.

Deixe seu comentário