Portal da Cidade Vassouras

Barra do Piraí

Barra do Piraí registra saldo positivo de emprego nos últimos três anos

Secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Barra do Piraí faz um balanço sobre os mais recentes números divulgados pelo CAGED

Publicado em 30/09/2022 às 16:00
Atualizado em

Barra do Piraí registra saldo positivo de emprego nos últimos três anos (Foto: Reprodução Diário do Vale)

O secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Barra do Piraí, Wagner Aiex, faz um balanço sobre os mais recentes números divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho (Caged), que coloca Barra do Piraí com saldo positivo.

Desde o início da estruturação da equipe, em 2017, o prefeito Mario Esteves foi incisivo quanto à atenção que deveria ser dada ao desenvolvimento econômico da cidade e a sua camada empresarial interna e externa. “Quando a equipe assumiu em 2017, a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento deveria dar atenção especial à parte empresarial da cidade, tanto a local quanto as que tinham interesse de se instalar aqui, já que isso fomentaria a economia da região e, assim foi feito”, disse Aiex.

Após a realização de pesquisas, segundo o chefe da pasta, a secretaria conseguiu estabelecer contato com a primeira grande empresa que veio para Barra do Piraí. A MOR, metalúrgica do Rio Grande do Sul dedicada à fabricação de utensílios domésticos e de lazer, estava procurando uma área de investimento na região e, após o acolhimento e auxílio prestado pela a equipe da secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico, a empresa escolheu se instalar no município, conseguiu adquirir um terreno e iniciar os processos iniciais para se estabelecer.

“Depois disso, as operações deslancharam. Logo veio a Brasilata, empresa brasileira fabricante de embalagens de aço que hoje funciona provisoriamente no distrito da Califórnia, a Módulo, empresa do ramo do aço que já deu início ao processo de terraplanagem da área que abarcará sua companhia. E, em seguida, a MSI, de beneficiamento de escórias de asfalto, que está desenvolvendo um condomínio industrial particular que comportará oito pequenas empresas no futuro. Isso tudo com o apoio do Governo Municipal”, salientou o secretário.

Já neste ano, foi anunciada mais uma importante conquista para a economia do município: o início da instalação da indústria Acso – Central de Serviços do Aço e negociação com a empresa Lorenfer Ferro e Aço. “A citada Acso é uma fabricante de trefilados e perfilados de aço, que a vinda representa somente o primeiro passo do processo de revitalização da área industrial que, anteriormente, foi utilizada pelas empresas Thyssen Fundições e BR-Metals. Essa última que fechou as portas em 2016. Já a empresa Lorenfer Ferro e Aço está com um projeto de instalação que logo será iniciado”, explica.

As empresas alocadas em Barra do Piraí já possuem dados dos empregos gerados e daqueles que ainda estão por vir. Também de acordo com o secretário Wagner Aiex, elas oferecem e também fornecerão um número de vagas considerável para os barrenses. “Na questão de empregos, apenas a MOR já tem a perspectiva de gerar na faixa de 2 mil empregos, lembrando que ela está em fase de novas produções e, hoje, já apresenta um quadro de 1 mil empregos; isso tudo com o apoio do Governo Municipal, enquanto as outras citadas, a margem de empregos, para cada uma, varia de 100 a 150 novos cargos”, pontua o secretário, lembrando que Barra do Piraí, no ápice da pandemia, em 2020, gerou 359 empregos al longo do ano.

Saindo do ramo industrial, o comércio local não foi deixado de lado. A chegada de algumas lojas âncoras, como as Lojas Americanas, Magazine Luiza (Magalu) e uma Casa e Vídeo, marcaram o setor em Barra do Piraí e mostraram a evolução econômica do município. Como também esclarece Wagner Aiex, “todas essas conquistas alcançadas exibem o árduo trabalho e como Barra do Piraí possui um potencial de ser uma das principais paradas econômicas da região sul fluminense”.

“Ao todo, Barra do Piraí, durante a atual gestão, com a instalação das empresas, recebeu, aproximadamente, um investimento de meio bilhão de reais; algo nunca antes visto na história do município. Temos muito potencial já que, geograficamente, estamos bem localizados, não temos problemas com milícias ou assaltos e, por meio da dedicação ao nosso trabalho, oferecemos um acolhimento especial e todo suporte que os empresários necessitam”, explica o secretário, acrescentando que, somente até agosto, Barra do Piraí está com saldo positivo de 234 postos de trabalho.

Como visto, esse acolhimento de novas empresas não surgiu do nada. Ele veio a partir de anos de trabalho duro e investimentos em diversas áreas da cidade para que pudessem fornecer a infraestrutura necessária. “Com os investimentos da atual gestão, em diversas áreas estruturais da cidade como asfalto, estradas para escoamento, hospitais, postos de saúde, segurança, escolas entre outras, Barra do Piraí se preparou para crescer e, agora, é capaz de fornecer um lugar que consegue amparar empresas e a vida de seus funcionários”, acredita Aiex.

Sobre a evolução da empregabilidade na cidade, o prefeito Mario Esteves reiterou os esforços de toda a equipe do governo atual e como Barra do Piraí está crescendo para se tornar um dos destaques econômicos da região Sul Fluminense. “Todas as secretarias não medem esforços para fazer o melhor para todos os barrenses. Barra do Piraí tem um futuro brilhante. Os investimentos feitos criarão uma economia diversificada em que o turismo, o comércio e as indústrias conseguem fornecer progresso e uma estabilização econômica do município. Não tenho dúvida. Então, aguardem pra ver”, finaliza o chefe do Executivo.

Com informações do Diário do Vale:

https://diariodovale.com.br/economia/barra-do-pirai-registra-saldo-positivo-de-emprego-nos-ultimos-tres-anos/


Fonte:

Deixe seu comentário