Portal da Cidade Vassouras

RIO DE JANEIRO

Witzel anuncia novos secretários

Nomes para seis pastas e departamentos foram anunciados, entre eles as primeiras duas mulheres do novo governo.

Publicado em 23/11/2018 às 07:49
Atualizado em

Witzel anuncia novas secretárias no Rio (Foto: Raoni Alves/G1)

O governador eleito do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, anunciou novos secretários e presidentes de órgãos do estado na tarde de quinta-feira (22).

Foram anunciados:

Secretário de Fazenda - Luiz Claudio Rodrigues de Carvalho

Secretário de Saúde - Edmar Santos

Secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Fabiana Bentes

Secretária de Ambiente e Sustentabilidade- Ana Lucia Santoro

Presidente do DER - Uruan Cintra de Andrade:

Presidente do Detran - Luiz Carlos das Neves

Durante a entrevista coletiva, a futura secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Fabiana Bentes, foi questionada sobre planos de Witzel de "abater" criminosos portando fuzis.

Ela disse que "não estamos numa sociedade em que se pode tudo" e que a Justiça vai dizer se a ação contra o portador de fuzil fere ou não os Direitos Humanos. Acrescentou ainda que precisa que governador comece as ações pra avaliar e que vai poder aconselha-lho.

Witzel, ao final da coletiva, porém, falou: "Para não perder a cabeça deixa o fuzil em casa".

O governador eleito disse que no dia 13 de dezembro vai apresentar o planejamento estratégico de Segurança Pública para o Estado do Rio de Janeiro.

Afirmou ainda que está fazendo um requerimento que será entregue ao presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) pedindo a manutenção das Forças Armadas no Rio e que já está trabalhando para suprir essa demanda caso não seja atendido pelo presidente eleito.

Witzel afirma que vai investir na contratação de policiais militares em 2019 e vai expandir programas como a Rais. Ele também defende o armamento dos Guardas Municipais.

O governador eleitor falou ainda sobre intensificar o uso de tecnologia para a segurança, investindo em mais câmeras de segurança e no uso de drones.

Confira o perfil de todos os novos secretários e presidentes de departamentos anunciados:

Ambiente e Sustentabilidade

Ana Lucia Santoro: 33 anos, é bióloga, mestre e doutora em Ecologia pela UFRJ. Em 2011, atuou como Bióloga Sênior na Fundação Rio-Águas, na Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente do Rio de Janeiro. Foi pesquisadora do Laboratório de Biogeoquímica e professora convidada nos cursos de graduação da UFRJ em 2009, 2013 e 2015. Realizou intercâmbio para ensino e pesquisa nos Departamentos de Ecologia e Limnologia das Universidades de Aarhus, Uppsala e Estocolmo (Dinamarca/ Suécia), entre 2008 e 2010.

Desenvolvimento Social e Direitos Humanos

Fabiana Bentes: 43 anos, é vice-presidente dos Conselhos de Esporte e Segurança da Associação Comercial do Rio de Janeiro e presidente da Sou do Esporte, associação sem fins lucrativos. É jornalista e pós-graduada em Relações Internacionais pela PUC-RJ com MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral. Foi diretora de projetos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Complexo da Maré no Rio, liderando o projeto “Maré que Transforma”, que engloba ações contra a violência doméstica.

Saúde

Edmar Santos: 49 anos, é diretor-geral do Hospital Universitário Pedro Ernesto. Doutor em Biociências Nucleares e mestre em Fisiopatologia pela Uerj, pós-graduado em Ensino pela UFRJ e professor associado de anestesiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Uerj. Tem MBA em gestão pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi superintendente de Saúde da Uerj.

Fazenda

Luiz Claudio Rodrigues de Carvalho: 50 anos, é Coordenador da Administração Tributária da Secretaria de Fazenda de São Paulo. Engenheiro agrônomo pela ESALQ/USP e bacharel em Direito pela Faculdade do Largo São Francisco (USP), foi fiscal tributário no Mato Grosso do Sul e ingressou na carreira de agente fiscal de rendas em São Paulo em 2002. Foi diretor-adjunto da Diretoria Executiva de Administração Tributária de 2015 a 2016 e coordenador-adjunto da Coordenadoria da Administração Tributária da Sefaz-SP de 2016 a 2017.

Departamento de Estradas de Rodagem (DER)

Uruan Cintra de Andrade: 66 anos, engenheiro formado pela Universidade Gama Filho. Atuou nas áreas de gestão operacional, comercial e de equipamentos na TELERJ e como gestor de Projetos Estratégicos de infraestrutura no Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro. Atualmente, presta assessoria parlamentar na Câmara dos Deputados.

Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran)

Luiz Carlos das Neves: 52 anos, é bacharel em Direito pela PUC-RJ e pós-graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É servidor de carreira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), atua há 15 anos como auditor-chefe da Auditoria Financeira do Detran e integrou a Procuradoria Geral do TCE-RJ. Foi professor na Escola de Comando e Estado Maior da Aeronáutica (ECEMAR) nos cursos de pós-graduação MBA em Gestão de Política e Defesa, em Gestão de Processos e em Gestão de Serviços de Saúde.

Outros nomes já anunciados por Witzel:

- Secretário de Governança (novo nome da Casa Civil): José Luis Zamith, atual coordenador-geral da transição ;

- Secretário de Governo: Gutemberg de Paula Fonseca, ex-árbitro de futebol, foi marketeiro digital de Witzel na campanha;

- Secretário de Polícia Civil: delegado Marcus Vinícius Braga, que deixou o cargo de Diretor Geral de Polícia Especializada (DGPE);

- Secretário de Polícia Militar: coronel Rogério Figueiredo de Lacerda, atual coordenador das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs);

- Secretário de Defesa Civil e Corpo de Bombeiros: coronel Roberto Robadey Costa Junior, mantido no cargo;

- Secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego e Renda: Lucas Tristão, advogado tributarista;

- Secretário de Turismo: Otavio Leite, deputado federal não reeleito, ex-candidato à Prefeitura do Rio;

- Controlador-Geral do Estado: Bernardo Cunha Barbosa, delegado federal;

- Procurador-Geral do Estado: Marcelo Lopes da Silva, advogado do quadro da Procuradoria;

- Presidente do Rio Previdência: Sérgio Aureliano, consultor da Confederação Nacional de Municípios e atuário nos órgãos de previdência de cidades como Piraí e Búzios;

- Diretor do Procon: Cássio Coelho, funcionário do Tribunal de Justiça e ex-secretário da Guarda Municipal e de Trânsito de Paraty.

Deixe seu comentário