Portal da Cidade Vassouras

Programa ‘Limpa Rio’ começa a ser executado em Vassouras

O trabalho de limpeza será realizado nos principais córregos do município.

Publicado em 28/05/2017 às 05:00

O município de Vassouras recebeu na segunda-feira, 8 de maio de 2017, o Programa Limpa Rio, do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), que tem como objetivo a manutenção e limpeza dos leitos e margens dos corpos hídricos em todo o estado.

Para a vereadora Rosi Farias, responsável, junto ao prefeito Severino Dias, pela solicitação ao deputado, André Correa, esse projeto traz um benefício muito grande para a população de Vassouras.

Nesse momento de crise que passamos, toda parceria é muito importante e temos que valorizar as pequenas conquistas. O objetivo é melhorar o escoamento e aumentar a calha do rio para evitar e minimizar as enchentes”, explica a vereadora. O serviço será realizado nos principais córregos que cortam o município.

Em 2016, atendendo ao pedido da vereadora Rosi, o Programa Limpa Rio esteve em Vassouras realizando a limpeza e dragagens dos córregos do município.

Programa Limpa Rio

O Programa Limpa Rio tem como objetivo a manutenção e limpeza dos leitos e margens dos corpos hídricos em todo o Estado. Até o momento o Inea já realizou a limpeza e o desassoreamento de 556 rios, córregos e lagoas em 72 cidades. As demandas são identificadas a partir de requerimentos das prefeituras locais, associações de moradores, representantes da comunidade ou por requerimentos à ouvidoria do Inea.

As cidades fluminenses têm um histórico em comum de urbanização erguida às margens dos rios e lagos. Esse tipo de ocupação, hoje reconhecida como irregular, foi encarada com naturalidade durante boa parte da história, devido à facilidade para captação de água e recursos naturais e para o descarte de esgoto e lixo.

Com o passar dos anos e o crescimento das cidades, as pequenas vielas se transformaram em grandes avenidas pavimentadas e impermeabilizadas, os desmatamentos das encostas foram intensificados, assim como a disposição irregular de resíduos e lixo urbano.

A poluição dos corpos hídricos gera um acúmulo, cada vez maior, de matéria orgânica nas águas, com aumento da vegetação aquática, diminuição do oxigênio e mortandade dos peixes. Impróprias para consumo e banho, as águas dos rios e lagoas tornam-se focos de insetos, roedores e animais peçonhentos. Além disso, a deposição de sedimentos alterara o fluxo das águas, provocando enchentes. Essa conjunção de fatores expõe as comunidades à insalubridade, à proliferação de doenças e a alagamentos.

Fonte:

Deixe seu comentário