Portal da Cidade Vassouras

Programa ‘Família Acolhedora’ abre cadastro em Resende, RJ

Projeto incentiva acolhimento de crianças e adolescentes em situação de negligência, maus tratos, violência doméstica e abandono.

Publicado em 25/07/2017 às 00:00

Estão abertas inscrições para participar do programa “Família Acolhedora” em Resende, no Sul do Rio de Janeiro. O projeto incentiva acolhimento de crianças e adolescentes em situação de negligência, maus tratos, violência doméstica e abandono, que foram afastadas do seio familiar por meio de medida protetiva.

Através do programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, as famílias cadastradas acolhem voluntariamente em suas casas, por um período provisório, menores de 18 anos, possibilitando que eles tenham um crescimento sadio, acompanhado de afeto e respeito às suas necessidades individuais.

O acolhimento, que é regulado pela Vara da Infância e Juventude, que emite um Termo de Guarda Provisória para a Família Acolhedora, tem duração de um ano, podendo ser prorrogado por mais seis meses, caso haja necessidade. Segundo a coordenadora, Rosalina Sampaio, o programa não visa a adoção, e sim minimizar os danos causados pelo afastamento temporário da família de origem.

Os interessados devem procurar a sede do programa, que funciona na Rua Pandiá Calógeras, nº 157, no bairro Jardim Jalisco. O serviço, que também faz a seleção e preparação das famílias inscritas, funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h.

Para fazer parte do programa é preciso:

 

- Ser morador de Resende há cinco anos, e ter, no mínimo, 21 anos de idade. Podem ser candidatar homens e mulheres, solteiros ou casados

- Ser 16 anos mais velho que a criança ou adolescente a ser acolhido e não estar inscrito no cadastro de adoção da Vara de Infância e da Juventude

- Não ter problemas psiquiátricos ou ser dependente de substâncias psicoativas

- Não ter pendências judiciais de competência criminal e ter a aceitação e acolhida de todos os membros da família

Deixe seu comentário