Portal da Cidade Vassouras

Prefeitura de Quatis retira quase duas mil toneladas de lixo e entulho do município

Balanço é referente ao período de 1º de Janeiro à 31 de maio deste ano.

Publicado em 06/06/2017 às 05:00

Um total de 1.772 toneladas de lixo e entulho foi retirado das ruas, avenidas e praças de Quatis, no período de 1º de janeiro a 31 de maio deste ano. A informação faz parte do balanço divulgado na segunda-feira (5) pela secretaria municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, sobre o trabalho de limpeza das vias públicas, em 16 comunidades das áreas urbana e rural. Neste levantamento, não estão incluídas as quantidades de lixo domiciliar e lixo reciclável, cujo recolhimento é de responsabilidade da secretaria municipal de Meio Ambiente.

Localizado na área central do município, o bairro Bondarowsky teve a maior quantidade de lixo e entulho recolhida das ruas: 415 toneladas. Em seguida, ficaram as seguintes comunidades: Centro (285 toneladas), Jardim Pollastri (229), Santo Antônio (144), Água Espalhada (102), Nossa Senhora do Rosário (99), Pilotos, Mirandópolis (93 toneladas, cada um destes dois bairros), São Benedito (66), Jardim Independência (54), Boa Vista (51), Santa Bárbara (45), Falcão (42), Barrinha (30), Alto do Paraíso (18) e Joaquim Leite (seis toneladas).

A operação limpeza em Quatis é realizada diariamente pela prefeitura, que normalmente emprega três caminhões para o trabalho de recolhimento dos detritos. Entre os detritos recolhidos, estão o mato proveniente dos serviços de capina e roçada, que também são feitos pela secretaria de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos do município. Os caminhões retiram ainda entulhos, lixo verde e restos de obras, entre outros materiais. O trabalho de limpeza nas vias públicas acontece de segunda a sexta-feira.

O prefeito Bruno de Souza (PMDB) enfatizou que o resultado do levantamento da secretaria de Obras mostra que a administração municipal vem trabalhando para manter as ruas, avenidas e praças de Quatis completamente limpas, o que, além de contribuir para o bom aspecto do município, se constitui numa ação importante dentro das ações para diminuir os riscos de doenças causadas pelo acúmulo de lixo e entulho.

Especialistas em saúde pública informam que, entre as doenças que podem ser provocadas pelo contato com o lixo, estão tétano, hepatite A, cólera, conjuntivite, febre tifoide e verminoses.

"A prefeitura vem fazendo sua parte com o objetivo de manter a cidade limpa, mas reforçamos o chamado aos moradores no sentido de que nos ajudem a manter as nossas ruas livres de todo e qualquer tipo de detrito. O lixo domiciliar e o lixo reciclável, por exemplo, devem ser colocados na porta do imóvel exatamente no dia e no horário do recolhimento em cada bairro", disse o prefeito, lembrando que o lixo e o entulho acumulados numa rua aumentam também os riscos de inundações, alagamentos e até mesmo transbordamentos de mananciais, “principalmente na época das chuvas fortes”.

No ano passado, a quantidade de lixo e entulho recolhida pela operação limpeza realizada sob a coordenação da Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Público se aproximou de 5,2 mil toneladas. Os cinco meses de 2016 com as maiores quantidades de detritos recolhidas foram, pela ordem, março (595 toneladas), outubro (537), junho (522), maio (506) e abril (504).

Coleta de lixo

No caso do lixo domiciliar, o recolhimento é feito nos seguintes bairros e dias da semana: Santa Bárbara, Jardim Independência, Santo Antônio, Nossa Senhora do Rosário, Alto Paraíso, Boa Vista, São Benedito e Água Espalhada (às segundas, quartas e sextas-feiras).

Já nos bairros Centro, Jardim Pollastri, Bondarowsky, Mirandópolis, Pilotos e Barrinha, o serviço acontece às terças e quintas-feiras. Na zona rural, o calendário do recolhimento atende as comunidades de Falcão (segunda-feira), São Joaquim e Santana (ambos na quarta-feira).

Por sua vez, a programação da coleta do lixo reciclável é a seguinte: Bondarowsky, Jardim Pollastri e Mirandópolis (segunda-feira); Santa Bárbara, Jardim Independência, Santo Antônio (terça-feira); Barrinha, Pilotos, Centro (quarta-feira); Falcão, Joaquim Leite, Nossa Senhora do Rosário, Alto Paraíso (quinta-feira), São Joaquim e Santana (sexta-feira).

Deixe seu comentário