Portal da Cidade Vassouras

BARRA MANSA

Justiça determina afastamento imediato do prefeito de Barra Mansa

Decisão sobre afastamento de Rodrigo Drable do cargo foi tomada na quarta-feira (11) pela desembargadora Suimei Meira Cavalieri.

Publicado em 12/11/2020 às 08:00

Prefeito Rodrigo Drable (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro determinou o afastamento do prefeito de Barra Mansa, no Sul do Rio de Janeiro, Rodrigo Drable. A decisão foi tomada na quarta-feira (11) pela desembargadora Suimei Meira Cavalieri.

No despacho, a magistrada cita um suposto esquema de compra de votos de parlamentares e a existência de uma organização criminosa envolvendo os poderes Executivo e Legislativo. A desembargadora diz ainda que a decisão deve ser cumprida imediatamente.

O Ministério Público do Estado já tinha conseguido em julho a decisão favorável para o afastamento do prefeito, de dois vereadores e de um funcionário comissionado da prefeitura.

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, revogou a determinação em caráter de liminar e eles foram reconduzidos aos cargos.

Mas, na semana passada, o atual presidente do Supremo, ministro Luiz Fux, indeferiu o pedido de suspensão das medidas cautelares em definitivo.

O MP, então, fez o requerimento junto ao TJ para que fosse cumprida a decisão do STF. Além de ser afastado do cargo, Rodrigo Drable também fica proibido de entrar em repartições públicas, manter contato com os outros envolvidos e com a testemunhas e da investigação e de sair do estado sem autorização judicial.

De acordo com a Justiça, a vice-prefeita, Fátima Lima (PSC) assume o comando do executivo.

O afastamento do prefeito não interfere no processo eleitoral. Ele continua sendo candidato, com nome constando na urna normalmente.

Deixe seu comentário