Portal da Cidade Vassouras

OPERAÇÃO

Segundo dia de operação termina com 21 presos em Angra dos Reis

Ação tem como objetivo verificar denúncias de atividades criminosas, em especial as ligadas ao tráfico de drogas.

Publicado em 15/09/2018 às 00:43

Divulgado balanço do segundo dia de operações das forças armadas em Angra dos Reis (Foto: Augusto Souza/Arquivo Pessoal)

Agentes do Exército e das polícias Civil e Militar divulgaram nesta sexta-feira (14) um novo balanço do segundo dia da Operação das Forças Armadas que visa combater o tráfico de drogas em Angra dos Reis, na Costa Verde.

Até agora 21 pessoas foram presas e mais de 8 mil pessoas e veículos foram revistados. Segundo o Comando Conjunto na Intervenção Federal em Angra, uma grande quantidade de material foi apreendida: dois carregadores de fuzil, uma pistola, dois carregadores de pistola, 77 munições variadas, um uniforme da Polícia Militar do RJ, “drogas variadas” em grande quantidade (ainda a ser contabilizada), 63 bisnagas de explosivos, 20 metros de estopim para detonação, cinco granadas caseiras, dois radiocomunicadores, dois celulares e um coldre de pistola. Na ação foram apreendidos também 10 veículos.

De acordo com o Comando Conjunto, a operação acontece nas comunidades de Parque Belém, Areal, Sapinhatuba (I, II e III), Lambicada, Camorim Grande e Camorim Pequeno.

Ao todo, participam da ação 2.230 militares das Forças Armadas, 160 homens da Polícia Militar e 70 policiais civis, que contam ainda com o apoio de veículos blindados e aeronaves. Não há interferência nas operações dos aeroportos.

Segundo a Polícia Civil, dentre os presos, estão três suspeitos de envolvimento no sequestro de um empresário e da família dele, em junho deste ano. Na época, as vítimas ficaram sob cárcere privado durante uma noite e os sequestradores levaram R$ 50 mil.

Escolas fechadas

Algumas escolas municipais e postos de saúde ficaram fechados nesta sexta. Segundo a assessoria da prefeitura, as aulas estão suspensas nos bairros Sapinhatuba I, II e III. As unidades básicas de saúde do Belém, Areal I e II e Sapinhatuba I estão fechadas.

Segundo dia de operação

Homens das Forças Armadas começaram, na quinta-feira (13), a operação no município de Angra dos Reis. Mais de dois mil militares participam da ação, que tem como objetivo verificar denúncias de atividades criminosas, em especial as ligadas ao tráfico de drogas.

De acordo com o Comando Conjunto, mandados judiciais também estão sendo cumpridos. As Forças Armadas realizam o cerco, estabilização dinâmica das áreas e a remoção de barricadas instaladas nas comunidades. Os militares também revistam pessoas e veículos e fazem checagem de antecedentes criminais.

Um corpo foi encontrado no bairro Sapinhatuba II. Não foram informados mais detalhes, mas as autoridades disseram que ele foi morto em um confronto entre facções, ocorrido na localidade noite de quarta-feira (12). O Comando Conjunto na Intervenção Federal informou ainda que a operação ocorreu “sem confrontação”.

Onda de violência na Costa Verde

Desde agosto a cidade vive uma onda de violência. As investigações da polícia mostram que a região se tornou ponto estratégico para o tráfico internacional de drogas, com escoamento dos entorpecentes pela Rio-Santos.

De acordo com a Polícia Civil, o motivo da onda de violência é a disputa pelo comando do tráfico de drogas na região. Atualmente, duas quadrilhas disputam o controle do tráfico no local. E essa guerra entre facções rivais têm prejudicado a rotina dos moradores.

Os casos de letalidade violenta quase dobraram no município. Foram 63 registros de janeiro a julho do ano passado, 2017, e 117 no mesmo período desse ano, 2018.

Deixe seu comentário