Portal da Cidade Vassouras

CRIMINAL

Idosa suíça filha de pintora é resgatada de cárcere privado em Paraty

Três suspeitos de envolvimento no crime foram presos.

Publicado em 30/05/2023 às 15:00

Casa onde a idosa era mantida em cárcere privado (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

Três homens foram presos nesta terça-feira (30) por suspeita de manter uma suíça, de 67 anos, em cárcere privado em Paraty (RJ). A idosa estava trancada havia mais de seis meses em uma casa dentro de um condomínio no bairro Ponte Branca.

Segundo a Polícia Civil, o objetivo era se beneficiar dos bens da idosa, mas a polícia ainda investiga de que forma o grupo atuou.

"Os fins para esse confinamento são relativos a obtenção de vantagens financeiras. Há indícios e elementos de que um dos partícipes dessa organização criminosa recebera uma escritura de um imóvel situado em Cunha (SP), no valor aproximado de R$ 1,8 milhão", explicou o delegado Marcelo Russo.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, a vítima sofria privação de necessidades básicas, tinha escassez de alimentos e comida imprópria para o consumo.

O caso tornou-se conhecido através de uma denúncia anônima. Por causa do movimento discreto no local, os vizinhos achavam que a residência estava vazia.

Para entrar na residência e resgatar a idosa, os agentes precisaram arrombar cadeados para soltar as grades.

Dois homens, de 27 e 42 anos, foram presos no momento em que chegavam na casa onde mantinham a idosa em cárcere privado. Assim que perceberam a aproximação dos policiais, eles tentaram fugir, mas foram alcançados.

O terceiro envolvido é um jovem, de 20 anos, apontado como um gerenciador do cárcere que passava a noite na residência, em um quarto separado. Todos foram levados para a delegacia de Paraty.

"Efetuamos a prisão de todos os três dessa associação criminosa. Dois deles tentaram se evadir diante da abordagem policial, mas nós conseguimos através de uma perseguição efetuar a prisão e o devido encaminhamento para a delegacia. Estamos analisando o caso e vamos proceder ao Auto de Prisão em Flagrante dos três elementos", disse Marcelo Russo.

Filha de pintora... há anos no Brasil

A Polícia Civil informou ainda que a idosa vivia há alguns anos no Brasil, mas não soube especificar há quanto tempo exatamente.

A Polícia Civil disse também que está tendo dificuldade para obter informações com a vítima porque ela não fala português fluente e aparentava um quadro de confusão mental e certa debilidade física.

A idosa é filha de uma pintora, já falecida, que também viveu por um certo tempo em Paraty. Na residência, foram encontradas centenas de obras de arte.

"No local do cárcere privado dessa senhora suíça, aqui em Paraty, nós encontramos aproximadamente 300 quadros, todos pintados pela mãe da vítima, que alguns deles pertencem, inclusive, ao Museu Nacional da Suíça. Nós vamos submeter todo o material apreendido para perícia técnica criminal do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE) e vamos entrar em contato com o Consulado da Suíça para que esse acervo seja recuperado", concluiu o delegado.

Assim que foi resgatada, a vítima foi encaminhada para o Hospital Municipal de Paraty para receber tratamento médico.

Segundo uma fonte ligada ao hospital, a paciente passa bem e só precisa de acompanhamento para receber alta. A unidade médica ainda não conseguiu localizar algum familiar da idosa.

Deixe seu comentário