Portal da Cidade Vassouras

ANGRA DOS REIS

Comboio para transporte de urânio é atacado a caminho das usinas nucleares

Episódio que colocou a carga em risco aconteceu na BR-101, na altura do bairro Frade.

Publicado em 18/03/2019 às 23:00

Trânsito ficou lento durante toda a ação que envolveu o tiroteio no Frade, em Angra (Foto: Divulgação)

Um comboio que levava um carregamento de urânio foi atacado por bandidos a caminho da usina nuclear de Angra 2, em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro, no fim da manhã desta terça-feira (19). O caso aconteceu na BR-101 (Rodovia Rio-Santos), na altura do bairro Frade.

De acordo com a superintendência da Polícia Rodoviária Federal, tiros foram disparados contra uma equipe de agentes que ajudava na segurança do transporte. Os policiais chegaram a revidar e houve uma troca de tiros.

No entanto, segundo a Eletronuclear, o ataque não teve relação com a carga e o comboio seguiu o caminho. Nada foi levado. Segundo funcionários da Eletronuclear, a carga de urânio não precisou ser desviada e foi levada com segurança para as dependências da usina. O prefeito da cidade, Fernando Jordão, comunicou o risco que o transporte da carga correu ao governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel.

O veículo saiu das Indústrias Nucleares do Brasil, a INB, localizada em Resende, no Sul do Rio de Janeiro, e fez todo o trajeto escoltado por policiais. A segurança do transporte é feita pela Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Equipe de Emergência da Eletronuclear e Bombeiros da INB. A carga de urânio é transportada em recipientes blindados, ou seja, não há risco de ser atingida por tiros. Não se pode divulgar quantos agentes fazem a escola por protocolo de segurança.

Procurada pelo G1, a Polícia Civil informou que ainda não sabe o motivo que iniciou o tiroteio no bairro Frade, mas suspeita que seja brigas entre facções por pontos de vendas de drogas na região.

Deixe seu comentário