Portal da Cidade Vassouras

Corretor de Imóveis

Um testemunho que nos emocionou de uma profissional que com 22 anos de mercado

Corretor de Imóveis já no seu significado etimológico tem sua importância devida, onde descreve que este profissional é essencial. Descubra porque.

Publicado em 02/12/2020 às 21:00
Atualizado em

Um testemunho que muito nos emocionou (Foto: Fartes Assessoria Jurídica & Administração Imobiliária)

A palavra por si só, já no seu significado etimológico tem sua importância devida, onde descreve que este profissional é essencial para a realização das transações imobiliárias, senão vejamos: “Corretor de imóveis é o profissional encarregado de intermediar as negociações de compra, venda, locação e permuta de imóveis residenciais e comerciais. Sua missão é oferecer suporte ao cliente do início à conclusão da transação imobiliária, acompanhando e fornecendo todos os esclarecimentos necessários. Cuida dos detalhes burocráticos e jurídicos pertinentes ao processo, sendo essencial para esse tipo de operação”.   

Logo, podemos afirmar que o Corretor de imóveis ou corretor imobiliário é uma profissão regulamentada no Brasil desde 1962 (Lei n. 6530/78) e para poder exercê-la, é obrigatório o ensino médio completo e o registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI). Para obter esse registro, existem três caminhos de formação disponíveis. Cursar o Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) com duração média de 1 ano, cursar o Superior em Tecnologia em Gestão Imobiliária com duração aproximada de 2 anos ou cursar o bacharelado em Ciências Imobiliárias ou Negócios Imobiliários com duração média de 4 anos; da qual muito me orgulho de fazer parte e atuar.

Sou advogada há mais de 23 anos e corretora há mais ou menos 22 anos, atuando no ramo imobiliário pelo mesmo tempo, tendo me especializado no ramo imobiliário, sendo perita avaliadora mercadológica também já alguns anos, tendo cursado o TTI há uns 20 atos atrás, sem nunca esquecer da necessidade diária na busca do aperfeiçoamento profissional. Para minha grata surpresa, ao escrever este depoimento incentivador aos profissionais, me deparei na internet no monitoramento de pessoa física (ESCAVADOR) com um perfil desta signatária, sobre minha vida profissional:

“Tem experiência na área de Direito, com ênfase na área civilista, em direito de família e direito imobiliário. Delegada do creci/rj atuante na cidade de Barra do Piraí e Vassouras, nos anos de 2005 a 2010,delegada do sindimóveis da cidade de Barra do Piraí em 2008 e delegada na cidade de Vassouras já há duas gestões 2016 à 2020, bem atuante neste ramo imobiliário na região, defendendo e sempre representando a categoria, inclusive na formação de novos corretores. Pós graduada em latu sensu, pela universidade Estácio de Sá, em Magistério Superior em Direito, hoje pós graduada também pela Universidade de Vassouras em Negócios Jurídicos e Imobiliários, Advogada atuante no mercado, advogando para diversas empresas atualmente na Comarca de Vassouras, na defesa do direito do consumidor, área trabalhista e direito imobiliário.

Advogada no ramo há mais de 23 anos, também defensora atuante nas causas ambientalistas, com intenção de término de seu mestrado, na área em questão, tendo em vista que iniciou mestrado em Direito Acadêmico na SOBEU, mas que não efetivou seu término, pela não aprovação daquela Instituição Educacional pelas normas mínimas exigidas para ser reconhecida pelo CAPES/MEC. Formada em técnica em transações imobiliárias (TTI) e hoje Perita Avaliadora Mercadológica atuante, estando apta a prestar toda e qualquer perícia e avalição de imóveis, cadastrada e registrada no CNAI-Cadastro Nacional de Avaliadores de Imoveis, perante ao COFECI (Conselho Federal dos e Corretores de Imóveis) sob o 2694 e CRECIRJ 26777”....

Logo amigos corretores é com muito orgulho que venho dizer-lhes da enorme satisfação que tenho e de fato me engrandece de ser corretora de imóveis e ver minha vida profissional delineada e dedicada basicamente a esta categoria e no ramo do Direito Imobiliário, incentivando sempre aos colegas ao estudo profissionalizante e a busca constante do aperfeiçoamento profissional, que deve ser nossa meta incessante e diária, principalmente nos dias de hoje. O profissional que não se recicla e se atualiza está fadado ao insucesso e face as dificuldades que hoje enfrentamos, Pandemia, etc....não há melhor saída do que sermos criativos e inovarmos no nosso ramo de atuação.

Digo isto, em causa própria, pois mesmo com todas as dificuldades do período de Pandemia que ainda estamos enfrentamos, não teve um dia sequer que não trabalhei, ou melhor trabalhei em dobro, mas posso afirmar que não foi a Advocacia que me manteve de pé e sim a Corretagem, que fez a grande diferença neste dias de incertezas que vivemos. Logo, quero aqui deixar registrado a dedicação dos CRECIS e seus gestores em amparar sempre os corretores com cursos, especializações, principalmente nesta atual gestão do Dr. MANOEL DA SILVEIRA MAIA, Presidente do Creci da 1ª Região/RJ, bem como da impecável dedicação do COFECI, na gestão do Presidente do Conselho Federal Dr. JOÃO TEODORO, nesta tão sonhada fórmula de sucesso, na busca incessante pela melhoria e suporte de toda categoria.

Então como não me orgulhar de já fazer parte desta história e desta categoria que nos impulsiona sempre a buscar mais e seguir sempre em frente??? Principalmente não nos esquecendo da importância do mês de agosto, onde se comemora o dia do corretor, é o nosso mês dos corretores de imóveis, pois no dia 27 de agosto, comemoramos de maneira atípica e sem festa este ano mas não menos merecida, com todas vênias que a data requer, a comemoração do nosso dia!!!

Com a certeza de que dias melhores virão, nos reinventando todos os dias, neste mercado que ainda demanda por muitos profissionais, os quais, certamente como eu, continuarão sendo encantados e atraídos pelo ramo imobiliário, pois é uma das áreas menos afetadas pela crise, registrando uma queda de apenas 3% em comparação ao mesmo período do ano passado, mesmo frente a toda a Pandemia inusitada, assustadora e complexa que ainda estamos passando....mas vai passar e sairemos ainda mais fortes e preparados para enfrenta novos desafios!!!!

Então como não me emocionar e comemorar orgulhosamente, lançando e fazendo ecoar aos 4 cantos do mundo, um grito de incentivo e vitória:

“E viva os corretores de imóveis!!!”

Os guerreiros destemidos que acreditam como eu, na busca de um futuro promissor melhor para nossa categoria! “ E assim será, sempre tendo em mente que ser corretora de imóveis é ser também vendedora de sonhos, fazendo parte desta magia e realização, que envolve o processo imobiliário como um todo; sendo uma dádiva ser corretora, nos fazendo felizes em desenvolver um oficio tão prazeroso que realiza sonhos!!! Parabéns a todos nós, pela belíssima que profissão escolhida!!!

E viva os corretores de imóveis!!!! REALIZANDO SEMPRE O SEU SONHO DA CASA PRÓPRIA”!!!!!

A Maria Claudia Fartes é parceira do Portal da Cidade e da Exit Consultoria já a mais de 18 anos, aproveitamos e parabenizamos pelo profissionalismo e pela sua atuação profissional. PARABÉNS amiga.


Fonte:

Deixe seu comentário