Portal da Cidade Vassouras

CORONAVÍRUS

Pesquisadores da UFRJ divulgam cartilha para orientar a população

Higiene de produtos pessoais como chaves, bolsas, sapatos e roupas também é fundamental, aponta cartilha.

Publicado em 24/03/2020 às 04:00
Atualizado em

Além do uso do álcool gel, da água e do sabão, outros hábitos devem ser adotados no combate ao coronavírus (Foto: Santa Casa de São Carlos/Divulgação)

O isolamento domiciliar, fundamental para o combate à proliferação do novo coronavírus, ainda não é uma realidade para toda a população.

Diante deste cenário, o grupo de trabalho multidisciplinar para enfrentamento da Covid-19, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, reuniu uma série dicas de higiene pessoal e de objetos indispensáveis, como roupas, sapatos e bolsas.

Aqueles que precisarem passar algum período na rua, devem adquirir outros hábitos além de lavar as mãos constantemente com água e sabão. Confira as dicas:

Cabelos, unhas e barba

É importante lavar os cabelos, aparar e limpar a barba ao voltar para casa. As unhas também precisam estar limpas e curtas. As postiças não são recomendadas.

Roupas

Troque de roupa ao chegar da rua e lave as peças. Se precisar reutilizar, deixe separada em local apropriado, como no banheiro. É importante não misturar as roupas de sair com as de casa dentro do armário.

Sapatos

Separe um par de sapatos somente para sair de casa. Quando voltar, coloque-o do lado de fora ou dentro de uma caixa próxima à entrada. O ideal é não circular dentro de casa com os sapatos vindos da rua.

Óculos e adornos

Quando chegar em casa, lave os óculos sempre com água e sabão. Evite usar adornos na mão, como pulseiras e anéis, pois dificultam a higienização.

Carteira e chaves

Tenha um local separado para deixar a carteira assim que chegar da rua, caso tenha que sair. Quanto às chaves, é fundamental lavá-las bem com água e sabão, ou utilizar álcool 70%. Também é importante ter um local separado para elas.

Dinheiro e cartões

Separe um lugar para o dinheiro fora do alcance das crianças, dentro de uma caixa ou bandeja, por exemplo, para que não circule pela casa. Depois de usar, lave as mãos com água e sabão, ou passe ácool em gel.

Cartões de crédito ou débito e cartões de plástico, de um modo geral, devem ser limpos preferencialmente com álcool 70% após serem utilizados.

Celular

Se puder, enrole o celular com filme PVC de cozinha e retire quando chegar em casa. Caso não seja possível, limpe com álcool 70%.

Maçanetas

É preciso limpar as maçanetas e corrimões diariamente com água e sabão, álcool 70% ou desinfetante.

Entregas

Se receber pacotes de remédios ou comida, é preciso limpar as embalagens com álcool 70% antes de armazenar. Na falta dele, utilize água e sabão.

Frutas

As frutas com casca devem ser lavadas com água e sabão antes de descascar.

Deixe seu comentário