Portal da Cidade Vassouras

Paisagismo - O que é

Paisagismo: o que é, diferença entre jardinagem e dicas

A Espaço Decor Paisagismo é uma empresa parceira, faz parte do grupo de empresas do Empresário MSc. Frederico Augusto de Almeida.

Publicado em 31/05/2022 às 12:07
Atualizado em

Jardinagem ou Paisagismo? (Foto: https://www.decorfacil.com/paisagismo/#:~:text=Muita%20gente%20confunde%20paisagismo%20com,ao%20que%20est%C3%A1%20no%20papel.)

Enquanto o pintor carrega tintas para expressar sua arte, o paisagista faz da natureza sua obra prima, sua fonte de inspiração e criação. São as plantas, as flores, as pedras e outros elementos naturais que dão vida ao paisagismo.

E você já parou para pensar na importância dessa profissão? O paisagismo cumpre um papel de destaque no mundo moderno. E ele que nos liga novamente a natureza, que nos permite contemplar o verde em meio ao dia a dia cinzento. 

Compreender o conceito do paisagismo é reconhecer o valor de uma vida mais equilibrada e natural, voltada aquilo que realmente importa. E é isso que vamos fazer no post de hoje: entender o que é paisagismo, suas funções e principais características. Quem sabe uma alma de paisagista não desperta aí dentro de você? 

O que é paisagismo? 

O paisagismo pode ser considerado um braço da arquitetura que se estende ao planejamento de áreas externas públicas e privadas. O profissional paisagista é responsável por planejar e executar obras de criação, preservação e gestão de espaços livres. Cabe a esse profissional realizar uma integração harmoniosa entre o homem e a natureza de modo a agregar no mesmo projeto conceitos funcionais, estéticos e artísticos.

È importante frisar também que um trabalho paisagístico completo vai muito além da estética. O paisagista precisa conciliar a beleza das plantas com o cenário urbano, favorecer a circulação das pessoas e prezar por espaços livres de contemplação. 

Uma forma de fazer isso é usando jardins verticais, fontes de água, caminhos, pergolados, canteiros e gramados. 

Para se tornar um paisagista é necessário realizar cursos específicos. Atualmente existem cursos livres de paisagismo, cursos técnicos ou ainda a opção de estudar arquitetura e obter o titulo de arquiteto paisagista. 

Qual a diferença entre paisagismo e jardinagem? 

Muita gente confunde paisagismo com jardinagem. E a confusão é compreensível, já que uma área está diretamente ligada à outra. Podemos dizer, de modo resumido, que o paisagismo tem a função de elaborar e planejar projetos verdes, enquanto a jardinagem executa e dá vida ao que está no papel.

Quais as habilidades que um paisagista precisa ter 

Um paisagista precisa ter sensibilidade para perceber as necessidades de seus clientes e saber combinar plantas e demais elementos com maestria. A criatividade é outra habilidade indispensável para esse profissional, afinal um trabalho paisagístico não deixe de ser um trabalho artístico e autoral.

Por fim também é importante que o paisagista goste e tenha familiaridade no trato com a terra e as plantas. 

Tipos de paisagismo 

Existem diferentes tipos de paisagismo e cada um deles cumpre uma função bem especifica. Para o campo, existe o paisagismo rural, definido como um tipo de paisagismo que visa ações de preservação e conservação. Nas cidades, o paisagismo é urbano, ou seja, voltado para a criação de espaços de lazer, esportes, entretenimento e contemplação integrando a natureza ao ambiente das grandes metrópoles.

E, finalmente, existe também o paisagismo de áreas internas que tem como principal missão complementar a decoração. Esse tipo de paisagismo é visto com frequência em jardins externos, jardins de inverno, varandas e terraços. 

Como cada um desses estilos de paisagismo contempla uma finalidade diferente é importante que o profissional esteja capacitado para analisar o melhor método e solucionar os problemas e as necessidades apresentadas em cada ambiente. 

Jardins verticais, por exemplo, são ótimos para casas de cidade, mas casas de campo ou de praia, onde o espaço é naturalmente maior, podem apostar em projetos mais elaborados. Por isso, a recomendação é sempre procurar um paisagista que possa te orientar no melhor projeto verde para sua casa. 

Caso haja interesse manter contato com nossa Editoria através do Whats App 024 9995563667 e compartilharemos com você 60 projetos de paisagismo para instigar a sua curiosidade.

Destacamos que a Espaço Decor Paisagismo é uma empresa parceira, faz parte do grupo de empresas do Empresário MSc. Frederico Augusto de Almeida. Acesse nossas redes sociais.

Siga nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/Espa%C3%A7o-Decor-1454495861247425

Orçamento sem compromisso em nossa região em até 30kms da Cidade de Vassouras ou Barra do Pirai.

Lembre-se, todos tem o sonho de ter um lindo jardim, nós damos vida a este sonho e, o melhor, cuidamos dele, mantemos ele vivo. 

Deixe seu comentário