Portal da Cidade Vassouras

TECNOLOGIA

Medidas de Segurança Digital são essenciais para evitar perder dados importantes

Um dos programas específicos para a recuperação de dados é o Wondershare Recoverit, conheça mais!

Postado em 01/03/2021 às 16:00

Medidas de Segurança Digital são essenciais para evitar perda de dados importantes (Foto: Freepik)

Hoje em dia a vida toda se encontra em dispositivos digitais, não é mesmo? Exatamente por isso é que se torna necessária a atenção por medidas de segurança digital que evitem a perda de arquivos importantes.

Dessa forma, atuar antes, com recursos de proteção, previne que esses dados se percam. Entretanto, o que fazer para recuperar um documento já perdido em um cartão SD, por exemplo?

Essa é a dúvida de muita gente que já passou por momentos difíceis, quando precisava de um dado ou arquivo importante e ele simplesmente tinha sumido.

Quais as medidas de segurança eficazes para evitar perdas de informação digital? Separamos um quarteto de medidas que você, definitivamente, não pode deixar de pôr em prática, confira:

Back Up

A primeira dica valiosa para qualquer um que guarde diversos arquivos no computador, ou em qualquer outro dispositivo como celulares e câmeras fotográficas, é: tenha um HD externo ou um armazenamento na nuvem.

O HD, primeiramente, é interessante para proteger seus arquivos sem depender da internet. Já o armazenamento na nuvem, ou seja, aquele online, possui a vantagem de não necessitar de um dispositivo físico.

Mantendo o backup atualizado em cada um (ou até mesmo em ambos), você poderá recorrer ao HD ou à nuvem caso certo arquivo seja perdido.

Programas Antivírus

Quando se pensa em segurança digital, não podemos esquecer dos famosos malwares, que costumam invadir máquinas e podem causar um verdadeiro estrago. O risco de infecção da sua máquina pode, também, danificar seus arquivos. Por isso, um bom programa antivírus irá atuar para que você evite os vírus ou, ainda, que você combata aqueles que já se instalaram.

Hoje em dia acessamos diversos sites rotineiramente. Inclusive, ter um cuidado com aqueles em que entramos, além dos downloads que fazemos, pode ser crucial para evitar uma infecção de vírus nos seus dispositivos.

Além disso, muitos vírus não apenas corrompem documentos específicos, como até mesmo todo o aparelho. Logo, com uma máquina limpa, perder arquivos por causa de malwares é uma possibilidade quase inexistente.

Recuperação do SD

Por fim, também, é importante ter em mente o que fazer quando o arquivo já se perdeu! Afinal de contas, existe a possibilidade de fazer a recuperação de SD?

Se é o que aconteceu com você, não se desespere! Há uma solução eficaz para o seu problema.

Hoje em dia podemos contar com programas específicos para esse fim como o Wondershare Recoverit, por exemplo. Com ele é muito simples e prático recuperar arquivos corrompidos ou, inclusive, em aparelhos que apresentam alguns defeitos.

Como recuperar arquivos com o Recoverit?

Basta iniciar o programa para, em seguida, selecionar o destino da recuperação dos dados, ou seja, a mídia de armazenamento em que estão os documentos. Esse, por sua vez, pode ser um computador, um notebook, disco rígido, pendrive USB, um cartão SD, dentre diversos outros.

Então, o programa promove um escaneamento do destino para detectar possíveis arquivos para promover a recuperação. Inclusive, o Wondershare Recoverit oferece um escaneamento gratuito, o que pode ser muito útil.

Por fim, selecionando os arquivos, o programa inicia a recuperação de todos! Assim, você recupera todos aqueles arquivos de forma bem fácil.

Inclusive, caso o seu cartão de memória SD esteja corrompido, é possível recuperar suas fotos com facilidade com o recurso “arquivos apagados do cartão SD corrompido”.

Quantas pessoas conhecemos (ou até mesmo a gente) que apagaram fotos importantes acidentalmente, não é? Além disso, é comum que o cartão de memória possa se corromper.

Por isso mesmo que contar com esse tipo de programa se torna essencial para todos. É, portanto, um excelente recurso para evitar a perda definitiva de arquivos importantes.

Gerenciador de senhas

Falar em segurança digital não é possível sem um programa que seja o defensor das suas senhas. Os gerenciadores de senhas são softwares que armazenam todas as suas senhas em um só lugar e, além disso, agem com criptografia de ponta para evitar e dificultar o trabalho de hackers.

Se você trabalha com muitas senhas, costuma fazer transações bancárias pelo computador ou smartphone, você não pode ficar sem esta medida de segurança.

Conclusão

Em suma, o trio perfeito de proteção aos seus arquivos e a segurança digital é: backup, programa antivírus e programa de recuperação de dados! Com todas essas funcionalidades em dia você poderá ter mais tranquilidade.

Assim, não apenas evitará a perda de documentos, como também poderá recuperá-los, caso sejam corrompidos ou apagados acidentalmente.

Fonte:

Deixe seu comentário

Outras notícias

data-matched-content-ui-type="image_stacked" data-matched-content-rows-num="2" data-matched-content-columns-num="3">