Portal da Cidade Vassouras

MANUTENÇÃO

Manutenção de ar-condicionado previne danos ao aparelho e à saúde

Uma vez ao ano a limpeza deve ser feita de forma minuciosa por um profissional especializado.

Publicado em 12/01/2019 às 08:01

Manutenção de ar-condicionado previne danos ao aparelho e à saúde (Foto: Divulgação)

Muitas pessoas estão usando com mais frequência o ar-condicionado por causa do calor que tem feito nas últimas semanas. “Ajuda muito pra dormir e a gente acorda bem”, disse um homem. “Em casa a gente tem o costume de usar toda noite no período do verão. É inviável dormir sem o ar condicionado dentro da condição de 38º/36ºC naturalmente”, contou outro.

É nessa época de janeiro, também, que aumenta a quantidade de serviço para quem conserta e faz manutenção nesse tipo de equipamento. Um aumento que pode ser superior a 100%.

Limpeza de filtro é sempre bom olhar. Geralmente de ano em ano nós retiramos a máquina do local pra fazer uma limpeza maior: desmontar a máquina toda, higienizar, reinstalar e ver se a pressão de ar está ok”, explicou o técnico em manutenção, Rodrigo Oliveira.

É esse serviço todo que o Tiago Santos também faz. Segundo ele, são quase 30 atendimentos por dia. O trabalho aumentou tanto por causa do calor, que ele precisou terceirizar alguns serviços. “A procura tem sido muito maior em residências, mais do que em comércio ou fábrica”, contou o técnico em refrigeração.

A cada 15 dias, o próprio dono do ar-condicionado deve fazer uma limpeza básica. “O cliente tem que limpar o filtro. Uma vez no ano, em residências, tem que ser feita a limpeza pelo técnico”, orientou Tiago.

Se a manutenção não for completa, além da chance do aparelho estragar, usá-lo sujo contribui para a proliferação de fungos, bactérias e ácaros. “Não podemos pensar só na instalação, temos que tomar cuidado. A pessoa que já tem o aparelho instalado, tem que se preocupar com a manutenção preventiva, até mesmo pra saúde”, disse Gabriela de Almeida, empresária.

Deixe seu comentário