Portal da Cidade Vassouras

SUL FLUMINENSE

Ciclismo atrai cada vez mais adeptos na Região

Esporte promove saúde e bem-estar ao praticante.

Publicado em 27/03/2018 às 08:42

Cresce o número de pessoas que procuram pelo ciclismo (Foto: Paulo Dimas)

A busca pela vida saudável e pela prática de esporte vem alcançando um crescimento significativo na região. O ciclismo está entre as modalidades mais procuradas e em muitas vezes é motivo de superação e diversão para quem pratica.

A procura por uma melhor qualidade de vida fez o autônomo Thiago Periard, começar a praticar o ciclismo. “Eu queria sair do sedentarismo, então eu comecei a pedalar. O ciclismo é um esporte que traz vários benefícios para a nossa vida. Depois dele, eu aumentei a minha autoestima, tive mais disposição e fôlego, além de me proporcionar novas amizades, e me fazer ter a chance de conhecer trilhas e cachoeiras”, destacou Thiago, acrescentando que as paisagens são bonitas e que em muitas vezes a bicicleta chega onde carro não tem acesso.

De acordo com o médico Filipi Martins, que começou a pedalar há quatro anos o ciclismo é um esporte que além de garantir qualidade de vida, proporciona novas amizades. “Eu comecei usar a bicicleta para ir a academia, pois em muitas vezes eu não encontrava vaga para estacionar o meu carro. Hoje eu faço de três a cinco mil quilômetros por ano. Um dia eu estava assistindo uma reportagem e passou que a Serra do Rio do Rastro em Santa Catarina, era considerada uma das cinco estradas mais bonitas do mundo e através disso, eu e meu grupo de amigos fomos pra lá e foi muito bom. Nós gostamos desse contato com a natureza, pois pedalamos para locais mais longes e passamos por muitas cachoeiras e trilhas”, explicou, acrescentando que além de relaxar o ciclismo proporciona novas amizades e qualidade de vida.

Benefícios

De acordo com o Educador Físico Jader Hermann, a prática de exercício físico é fundamental para manter o corpo saudável e evitar o risco de doenças. “Pedalar é um excelente recurso na promoção da qualidade de vida, além de proporcionar aos praticantes vários benefícios como a diminuição da gordura corporal, ganho de massa e força muscular, aumento da resistência física, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares, osteoporose, diabete tipo 2, hipertensão, acidente vascular cerebral (AVC), diversos tipos de cânceres, melhora autoestima, humor, diminui a insônia, diminuindo a incidência de depressão, ansiedade e estresse”, explicou.

O educador físico ainda comenta a importância da segurança na hora de praticar atividade. “A segurança é fundamental na hora de praticar o exercício físico. Para utilizar a bicicleta de forma segura é de extrema importância à utilização de sinalizadores, capacete, luvas, roupa adequada e confortável. Vale ressaltar que em lojas especializadas em bicicletas têm acessórios como roupa específica para pedalar, farol, quando for trafegar a noite, entre outros acessórios”, explicou, destacando que a bicicleta deve estar em bom estado de conservação para garantir a segurança do ciclista e das demais pessoas.

Deixe seu comentário