Portal da Cidade Vassouras

ULTRA TRIATHLON

Aldeia das Águas patrocina atleta em Campeonato Sul Americano

Prova é avaliada como a mais difícil do continente, largada acontece em Ubatuba-SP indo até Paraty- RJ.

Publicado em 04/04/2018 às 21:48

O atleta brasileiro Alessandro Medeiros irá participar da quinta edição do Erdinger Alkoholfrei UB515 Brasil Ultra Triathlon (Foto: Divulgação)

Aldeia das Águas patrocina atleta no Campeonato Sul Americano de Ultra Triathlon (Foto: Divulgação)

atleta brasileiro Alessandro Medeiros irá participar da quinta edição do Erdinger Alkoholfrei UB515 Brasil Ultra Triathlon, nos dias 6, 7 e 8 de abril de 2018. Essa é considerada a prova mais dura realizada na América do Sul. A competição é uma odisseia atlética que leva os participantes a um nível de autoconhecimento poucas vezes experimentado em suas vidas.

Com um total de 515 quilômetros, o evento é um triathlon de ultra distâncias que exigirá do atleta completar um percurso de 10 quilômetros de natação, 421 quilômetros de ciclismo e 84,4 quilômetros de corrida. A largada acontecerá em Ubatuba-SP indo até Paraty-RJ, no segundo dia, a largada será em Paraty e chegada no Rio, e o último dia a dupla maratona será na zona Sul do Rio de Janeiro.

Alessandro que está na preparação final para a competição, participa pela segunda vez da prova brasileira. O Aldeia das Águas Park Resort, em Barra do Piraí-RJ, é patrocinador do atleta, que atualmente reside na cidade de Deerfield Beach (Florida), nos Estados Unidos. Alessandro Medeiros é classificado como um Ultra Atleta, pessoas que levam o corpo ao limite percorrendo longas distâncias nas competições e treinos.

No primeiro dia de prova, os competidores nadam 10 km e pedalam 145 km. No segundo são mais 276 km de ciclismo em um percurso montanhoso. No terceiro são duas maratonas (84,4 km), totalizando 515 km. Todos os dias têm o limite de 12 horas para serem cumpridos. Se passar disso, o atleta é desclassificado.

De acordo com Alessandro Medeiros ter sido selecionado é um reconhecimento à dedicação, esforço e disciplina que têm em comum todos os atletas desse nível. Ele salientou que a prova é para poucos, a começar pela inscrição, que na verdade é um processo de recrutamento dos mais gabaritados atletas.

"O treinamento físico já faz parte da rotina na vida do esportista, mais próximo da competição os treinos ficam mais longos e cansativos, porém o atleta alto nível está acostumado a lidar. A parte de preparo psicológico que é fundamental para a prova. Você tem que trabalhar a mente para ir enfrentando o cansaço físico, a falta de sono, porque a prova é realizada durante três dias, sendo que a recuperação é difícil. Entretanto estou bem seguro, está perfeita a minha preparação para este ano", avaliou.

Sobre o atleta

Alessandro Medeiros já disputou provas de 470 km no-stop (sem parar, em tradução livre) de quatro dias, finalizou ultra maratonas de montanha, maratonas de natação, maratonas de bicicleta e atualmente se dedica às provas de Ultraman Triathlon.

O atleta já conquistou o status de Prata no ranking mundial de Ironman 70.3, em 2014 e 2015 o que o colocou entre os melhores atletas do mundo, e em 2015 ganhou uma prova de natação em mar aberto em ConeyIsland em Nova York.

Fonte:

Deixe seu comentário