Portal da Cidade Vassouras

FEES

Volta Redonda realiza 1º encontro do Fórum de Ensino Superior

O primeiro encontro do FEES de Volta Redonda (Fórum Estratégico de Ensino Superior) aconteceu no teatro do Colégio Getúlio Vargas, no Laranjal.

Publicado em 20/04/2018 às 08:28
Atualizado em

Encontro de instituições de ensino superior abre caminho para novas iniciativas (Foto: Divulgação)

O primeiro encontro do FEES de Volta Redonda (Fórum Estratégico de Ensino Superior) aconteceu na tarde de quinta-feira, dia 19, no teatro do Colégio Getúlio Vargas, no Laranjal. Cada instituição apresentou o perfil acadêmico, os projetos para 2018 e de que maneira pode ser realizada a integração entre as universidades do município.

Além da Prefeitura de Volta Redonda, idealizadora do FEES, participam do fórum a UFF (Universidade Federal Fluminense); IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro); a UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda); UBM (Centro Universitário de Barra Mansa); UGB (Centro Universitário Geraldo di Biasi); e a Fasf (Faculdade Sul Fluminense). Atualmente, estima-se que há em torno de 40 mil acadêmicos em Volta Redonda.

O prefeito Samuca Silva comentou a realização do encontro. “É um momento histórico. É um sonho que sai do papel e ganha a realidade. E essa realidade é a melhoria de qualidade de vida da nossa população. Volta Redonda é um celeiro de mão de obra intelectual com milhares universitários e devemos aproveitá-los com parcerias”, destacou Samuca Silva

O vice-prefeito de Volta Redonda, Maycon Abrantes, destacou que o fórum é uma maneira das instituições contribuírem ainda mais para Volta Redonda em prol da população.

"Já é sabido que as unidades de ensino superior contribuem para cidade com atendimentos à comunidade em diversas áreas como saúde, educação, assistência social e direito. Vamos estreitar essa relação com a prefeitura", disse o vice-prefeito, que citou a possibilidade de parceria na criação na UniPop (Universidade Popular).

O coordenador do FEES, Carlos Rosa, que também é controlador geral do município, frisou a importância do encontro e da união das unidades de ensino superior para o desenvolvimento educacional e econômico de Volta Redonda. “Uma ideia ousada do prefeito Samuca Silva que está saindo do papel e que vai beneficiar todos: os universitários, a população, o governo municipal e as próprias universidades”, disse Carlos Rosa.

Samuca Silva disse ainda que o foco principal do fórum é a população “Quem escolhe as instituições de ensino são os estudantes. No Fórum, esquecemos as disputas mercadológicas para pensar no bem estar da comunidade. A criação do Fórum está no nosso Plano de Governo, autenticada em cartório. Porém, isso não aconteceria se não houvesse a colaborações das universidades”, disse.

Deixe seu comentário