Portal da Cidade Vassouras

EDUCAÇÃO

Prefeitura de Resende promove capacitação para Educação

A capacitação, que tem carga de 60 horas, é semipresencial e terá duração de sete meses, ao final dos quais os gestores serão certificados.

Publicado em 09/04/2018 às 06:46

Profissionais receberam e passaram instruções e informações durante o evento (Foto: Divulgação)

A prefeitura promoveu um curso de formação para gestores municipais, iniciado no sábado (7), com o tema “Gestão Democrática Escolar: Desafios e Oportunidades”. Este é o tema do primeiro módulo do trabalho, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, e que tem como público alvo os diretores das 62 unidades escolares do município, além da equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação.

A capacitação, que tem carga de 60 horas, é semipresencial e terá duração de sete meses, ao final dos quais os gestores serão certificados. A abertura oficial do curso, no auditório da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), foi realizada na manhã desta sábado, com a presença do prefeito Diogo Balieiro Diniz, da secretária municipal de Educação, Rosa Frech, da presidente do Instituto Educar, Alice Brandão e do superintendente pedagógico da Secretaria, professor Mário José Dias, além da equipe técnica da pasta.

Durante a cerimônia de abertura, os gestores das escolas e creches conheceram o Portal da Educação – plataforma na qual o curso ficará hospedado e onde eles poderão dar segmento aos conteúdos abordados nos encontros presenciais.

A secretária Rosa Frech lembrou que a realização do curso faz parte do Plano Municipal de Educação, documento elaborado com a participação dos profissionais da Rede Municipal de Ensino e que tem como um de seus objetivos primordiais implantar a gestão democrática nas escolas.

"A grande maioria dos profissionais que está aqui hoje participou ativamente da elaboração do Plano Municipal de Educação, que reforça não só a necessidade de investirmos na capacitação continuada dos professores, como também na formação dos gestores. Tenho certeza de que este curso, que chama a atenção para a importância de implantarmos uma gestão democrática nas escolas, vai se refletir nos nossos alunos, na sua vida e na sua aprendizagem", disse.

Já o prefeito Diogo Balieiro Diniz, que lembrou os investimentos feitos na educação nos últimos meses, como a reforma de escolas e o pagamento aos professores de benefícios que estavam suspensos há cinco anos, destacou o fato de a capacitação estar sendo realizada com profissionais da própria rede, sem a necessidade de contratação externa.

"É um orgulho para nós podermos realizar um curso como este com a prata da casa, que tem competência para isso, além de conhecer com muito mais profundidade a realidade da nossa cidade e da nossa Rede Municipal de Ensino", disse o prefeito, lembrando que na próxima terça-feira, dia 10, a Prefeitura entrega mais uma escola revitalizada, a Pré-Escolar Bairro Alambari.

Dividido em três módulos, a formação, que está sendo ministrada pelo professor Mário José Dias, abordará, além da “Gestão Democrática: Desafios e Oportunidades”, os temas “Gestão Escolar em Rede: Ensino Focado em Resultados” e “Gestão Escolar e o Plano Municipal de Educação: Indicadores e Resultados do Plano de Ação”.

Portal da Educação

Desenvolvido pela equipe de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Resende, sem custos adicionais com contratação de empresa especializada, o Portal da Educação pode ser acessado de notebooks, tablets e smartphones, e traz conteúdos como notícias e vídeos, voltados para a divulgação das ações da educação nas escolas, além de salas virtuais onde os professores poderão trocar experiências e participar de cursos e capacitações

Futuramente, o portal também trará a frequência e notas dos alunos da Rede Municipal de Ensino, informações que poderão ser consultadas pelos pais, que terão mais uma ferramenta à sua disposição para acompanhar a vida e o desempenho escolar de seus filhos.

Deixe seu comentário