Portal da Cidade Vassouras

IDEB

Miguel Pereira recebe maior nota do estado do Rio no Ideb

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é um dos principais indicadores de qualidade do ensino no país.

Publicado em 23/10/2018 às 03:23

Miguel Pereira recebe maior nota do estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Foto: Reprodução/TV Rio Sul)

Miguel Pereira, no Sul do RJ, teve a melhor nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em todo o estado entre alunos do quarto e quinto anos: 6,6. Número bem maior do que o registrado na última avaliação, feita em 2015. Fruto de muito trabalho para melhorar a qualidade da educação na cidade.

Entre as pessoas que ajudaram o município a atingir essa meta estão a professora Carla Gisele Salerno e a turma dela, do quinto ano do Ensino Fundamental. Na última avaliação do Ideb, eles tiraram a maior nota entre as 19 escolas do primeiro segmento da rede pública municipal — que corresponde a turmas do quarto e quinto anos: 7,2. E, com isso, contribuíram para elevar a média de Miguel Pereira (6,6) na avaliação nacional da educação básica, feita pelo MEC (Ministério da Educação).

Ano passado, eu tive duas turmas muito diversificadas, com alunos até com deficiência de aprendizagem. Mas a persistência, a responsabilidade que eu imponho que meus alunos tenham levaram eles a ter esse resultado no Ideb”, explicou a professora Carla Salerno.

E eles entendem a importância de se ter acesso a um ensino de qualidade.

Não importa a nota, importa é o colégio. O que importa são os professores e diretores que ensinam pra gente”, disse a aluna Rebeca de Moura Daniel, de 10 anos.

Eu acho que significa que a gente tá conquistando, que a gente tá quebrando mais obstáculos que a vida nos impõe”, opinou o estudante Vinícius Faria, de 11 anos.

E foi grande o obstáculo superado. Em 2013, a nota alcançada pelos alunos do primeiro seguimento, na avaliação do IDEB, foi de 5,8. Ela se repetiu na avaliação de 2015. Por isso, a expectativa era de que aumentasse só um pouquinho no ano passado. Mas, o salto na nota e a primeira colocação no estado surpreendeu até os educadores. É que a meta era alcançar a média de 6,6 só em 2019.

A equipe da coordenação visita semanalmente todas as unidades, conhece todos os alunos, faz o mapeamento de todas as dificuldades. E todas essas ações integradas à qualidade do nosso corpo docente, ao apoio das famílias, isso tudo proporcionou esse salto qualitativo da educação do primeiro segmento de Miguel Pereira”, disse a subsecretária de Educação de Miguel Pereira, Liliane Doro.

Agora, o desafio do município é repetir os bons resultados do primeiro segmento com alunos do segundo segmento, que corresponde ao oitavo e ao nono anos. Eles alcançaram 4,2 de média na avaliação. Bem abaixo da meta de 5 pontos estabelecida pelo MEC. Agora, a lição mais importante por aqui é saber que a nota do Ideb é só o indicador.

O resultado do Ideb é um momento de reflexão, é um momento que a gente precisa avaliar os pontos positivos e os pontos negativos. A gente vai sentar, refletir: ‘o que a gente ainda não conseguiu atingir? O que tá faltando?’ É uma autoavaliação do que a gente tem que melhorar a cada dia e oferecer para os alunos, uma educação de qualidade, porque isso é um direito deles”, finalizou a coordenadora pedagógica das turmas de 5° ano, Jaqueline Alves da Silva.

Deixe seu comentário