Portal da Cidade Vassouras

ORGULHO

Estudante de Barra Mansa, RJ, conquista o bronze na Olimpíada de Matemática

Com apenas 13 anos, João Paulo de Almeida, representou o município na competição que reuniu mais de 18 milhões de crianças de todo Brasil.

Publicado em 07/07/2018 às 02:16

Morador de Barra Mansa, de apenas 13 anos, conquistou medalha de bronze na Olimpíada de Matemática (Foto: Angélica Leal/Arquivo Pessoal)

João e a diretora do colégio onde estuda na premiação no Rio de Janeiro (Foto: Angélica Leal/Arquivo Pessoal)

João e a mãe Angélica Leal na premiação no Rio de Janeiro (Foto: Angélica Leal/Arquivo Pessoal)

João na cerimônia recebendo a medalha no Rio de Janeiro (Foto: Angélica Leal/Arquivo Pessoal)

"Não sei como se estuda matemática. Você aprende e não tem como decorar. É aquilo e pronto". A facilidade com os números é de um morador de Barra Mansa, no Sul do Rio de Janeiro, de apenas 13 anos. João Paulo de Almeida se destacou entre mais de 18 milhões de crianças do Brasil e representou o município na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) de 2017. Ele recebeu a medalha de bronze da competição na última quinta-feira (5), no Centro do Rio de Janeiro.

Cursando o 8º ano do ensino fundamental no Colégio Municipal Antônio Pereira Bruno, no bairro Goiabal, João não criou um cronograma de estudos para a olimpíada. As dúvidas foram tiradas na própria sala de aula. “A matemática se você não aprende na aula, é complicado. Ele vai no colégio, ele vai para estudar. Sempre falei pra ele tirar as dúvidas na escola”, contou a mãe do menino, a jornalista Angélica Leal.

Além do orgulho de ver o filho conquistar esse espaço, o prêmio garante pontos em um mestrado e também uma bolsa de iniciação científica. “Eu penso que se você é dedicado no que você faz, você consegue se destacar. O João é muito responsável”, ressaltou Angélica.

A tranquilidade em participar de uma competição nacional veio porque João não sabia da abrangência da olimpíada. "Eu pensava que era estadual. Não pensei no negócio do Brasil inteiro. O nervosismo foi outro. Isso ajudou na prova", contou o estudante acrescentando que a primeira fase foi mais difícil que a segunda.

Com a matéria favorita sendo a matemática, João não ficou preocupado com o resultado. Esta foi a primeira vez que ele participou da competição. "Não era algo que ficou na minha cabeça, do tipo, 'eu tenho que ganhar.' Mas foi bom, pois cheguei no objetivo. Me deixou muito mais confiante", disse.

João está participando da Obmep deste ano e já passou para a segunda fase. Mesmo tão novo, ele já tem o foco de ser Engenheiro de Software e trabalhar com robótica. Para ter um resultado positivo na olimpíada, a dica é se concentrar no exame e não deixar o nervosismo sobressair. "Primeiro de tudo: você não pensar que não tem capacidade. Você não pensar em quanto tempo vai demorar. Você só faz a questão quando você tem certeza da resposta e não tem outro jeito de ser resolvida. O segredo é se concentrar o máximo possível na prova, sem olhar para os lados", finalizou.

Deixe seu comentário