Portal da Cidade Vassouras

RIO DE JANEIRO

Entenda a volta às aulas nas redes estadual e particular no RJ

Estado fará 'avaliação diagnóstica' de todos os alunos a partir desta segunda-feira e prevê retorno híbrido das aulas no dia 1º de março.

Publicado em 08/02/2021 às 02:00

Em março, alunos que não tem internet, retomam as aulas presencialmente (Foto: Reprodução TV Rio Sul)

A rede estadual de ensino começa nesta segunda-feira (8) uma "avaliação diagnóstica" de todos os alunos. A expectativa é que 70 mil estudantes — ou 10% da rede — retornem às salas.

O grupo é considerado em vulnerabilidade social, já que esses jovens não têm acesso à internet.

O retorno global às aulas nos colégios estaduais está previsto para 1º de março no sistema híbrido: o aluno poderá escolher entre o ensino on-line ou presencial.

Confira a data de retorno na redes:

  • Estadual: as atividades começaram nesta segunda para parte da rede e com uma "avaliação diagnóstica" de todos os alunos. A previsão é que as aulas voltem no dia 1º de março, com opção de estudo híbrido (presencial e remoto).
  • Particular: as instituições já estavam autorizadas a retomar todas as atividades na semana passada. A decisão foi de cada unidade, respeitando o critério de avaliação da Covid-19 feito pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).
  • Municipal: depende do planejamento de cada cidade.

Públicas estaduais

Fevereiro será um “mês de acolhimento” na rede estadual.

Um grupo de 70 mil alunos em vulnerabilidade volta nesta segunda-feira às salas, pois não têm internet em casa.

Os demais passarão por “diagnósticos socioemocionais” e serão agendados para ir à escola. O objetivo é entender como está o aluno e ver sua motivação e expectativas, após quase um ano fora da sala de aula.

Serão aplicadas provas, que não valerão notas, para todas as séries oferecidas pelo estado — da sexta série do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio.

Além disso, durante a ida do aluno à escola serão entregues o plano de estudo do semestre e o material pedagógico impresso. Os kits-alimentação também serão entregues por agendamento direto com cada escola.

A previsão é que, apenas no dia 1º de março, os alunos voltem a ter aulas. Haverá duas possibilidades: ensino híbrido (com aulas presenciais e online) e remoto.

Essa avaliação inicial serve para saber o impacto dos 10 meses da pandemia da Covid-19 na aprendizagem do conteúdo.

As atividades terão retorno remoto através de um canal disponibilizado para alunos e professores.

O retorno de 100% dos alunos às salas de aulas está descartado, e os professores do grupo de risco seguirão dando aula de modo remoto.

Particulares

As escolas e creches particulares estavam autorizadas a voltar com as aulas presenciais desde 1º de fevereiro. Apesar disso, o ensino remoto também estará disponível aos alunos. As informações são do Sindicato das Escolas Particulares do Rio (Sinepe-RJ).

As unidades devem respeitar o critério de avaliação da Secretaria Estadual de Saúde sobre a Covid-19, estipulado em bandeiras (verde, amarela, laranja, roxa e vermelha). Nos dois últimos níveis, fica proibido o atendimento presencial e os alunos devem estudar de forma remota.

Veja regras para retorno das unidades:

  • Aferição de temperatura na chegada;
  • Utilização de máscaras;
  • Distanciamento mínimo;
  • Uso de álcool em gel.

Deixe seu comentário