Portal da Cidade Vassouras

INSCRIÇÃO

Cursos técnicos em Vassouras

Inscrições em cursos técnicos de nível médio para alunos da rede estadual de ensino terminam amanhã (09).

Publicado em 08/02/2018 às 01:44

As inscrições em cursos técnicos de nível médio para alunos da rede estadual de ensino terminam amanhã, dia 9. (Foto: Divulgação)

Inscrições em cursos técnicos de nível médio para alunos da rede estadual de ensino terminam amanhã

Oportunidades estão distribuídas em quatro municípios. Inscrições devem ser feitas pelo site da Secretaria de Estado de Educação.

As inscrições em cursos técnicos de nível médio para alunos da rede estadual de ensino terminam amanhã, dia 9. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) e a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social. As inscrições devem ser feitas no site da Seeduc.

As oportunidades estão distribuídas no município do Rio de Janeiro e em Vassouras, Duque de Caxias e Macaé. Os cursos oferecidos são: Técnico em Informática, Técnico em Edificações, Técnico em Conservação e Restauro, Técnico em Logística, Técnico em Telecomunicações, Técnico em Informática para Internet e Técnico em Manutenção e Suporte em Informática. As vagas serão ofertadas na modalidade presencial e oferecidas no contraturno, ou seja, o estudante faz o Ensino Médio em um turno e o Curso Técnico em outro.

A inciativa será por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), através do MedioTec, uma ação do Ministério da Educação (MEC) que oferta cursos técnicos para alunos matriculados no Ensino Médio em escolas públicas.

"Foram abertas 700 vagas. Poderão participar os estudantes da rede estadual que estejam matriculados e frequentando o Ensino Médio Regular, preferencialmente a partir da 2ª série e prioritariamente com idade mínima de 15 anos. No momento da inscrição, o aluno deverá optar pelo curso de sua preferência", informa o secretário de Estado de Educação, Wagner Victer.

Ainda segundo Victer, os cursos são voltados ao mercado de trabalho e os alunos terão acesso ao que há de mais moderno em cada segmento.

"Em Vassouras, por exemplo, o Curso Técnico em Conservação e Restauro será ofertado em uma parceria pioneira com o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC). O aluno que tiver uma qualificação nesta área terá um amplo campo de atuação profissional", detalha o secretário.

MedioTec
O MedioTec, lançado em 2017, é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que busca fortalecer e ampliar a oferta de vagas gratuitas em cursos técnicos concomitantes para alunos regularmente matriculados no Ensino Médio nas redes públicas de educação, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O objetivo é fortalecer e ampliar a oferta de educação profissional técnica de nível médio articulada com as redes públicas de educação e com o setor produtivo, de modo que os alunos cursem o ensino técnico no contra turno do ensino regular.

CONFIRA AS ESCOLAS E CURSOS DISPONÍVEIS NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO
Escola Técnica Estadual Santa Cruz (bairro Santa Cruz)
Curso: Técnico em Informática
Vagas: 105

Escola Técnica Estadual de Transporte Engenheiro Silva Freire (bairro Deodoro)
Curso: Técnico em Logística
Vagas: 25

Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek (bairro Jardim América)
Curso: Técnico em Informática
Vagas: 60

Escola Técnica Estadual República (bairro Quintino)
Curso: Técnico em Telecomunicações
Vagas: 100

Escola Técnica Estadual República (bairro Quintino)
Curso: Técnico em Informática
Vagas: 30

Escola Técnica Estadual Oscar Tenório (bairro Marechal Hermes)
Curso: Técnico em Informática para Internet
Vagas: 60

Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante Ipanema (bairro Ipanema)
Curso: Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
Vagas: 70

VASSOURAS
Escola Técnica Estadual de Restauro Carlos Frederico Werneck Lacerda (Centro)
Curso: Técnico em Edificações
Vagas: 90

Escola Técnica Estadual de Restauro Carlos Frederico Werneck Lacerda (Centro)
Curso: Técnico em Conservação e Restauro
Vagas: 60

DUQUE DE CAXIAS
Centro Vocacional Tecnológico Santa Cruz da Serra (bairro Campos Elíseos)
Técnico em Informática
Vagas: 50

MACAÉ
Centro Vocacional Tecnológico Macaé (bairro Glória)
Curso: Técnico em Informática
Vagas: 50

Fonte:

Deixe seu comentário