Portal da Cidade Vassouras

ENEM

Cursos gratuitos preparam professores do Ensino Superior para aulas online

Conteúdo é voltado para preparação e execução de aulas a distância.

Publicado em 21/07/2020 às 02:00

Cursos gratuitos preparam professores do Ensino Superior para aulas online (Foto: Divulgação)

A Fundação Cecierj lançou cursos gratuitos para professores do Ensino Superior no Sul do Rio de Janeiro. As aulas são online e o conteúdo será voltado para o ensino remoto.

Serão oferecidos quatro cursos, que irão ajudar os educadores a dar aulas a distância durante a pandemia de coronavírus. Ao todo, são 3.120 vagas ofertadas.

O conteúdo das aulas inclui as mudanças em relação às aulas presenciais, escolhas didáticas necessárias no ensino remoto, limitações e vantagens do uso das tecnologias e principais ferramentas disponíveis para o ensino remoto. Além disso, será disponibilizado o acesso a diversos recursos educacionais, como materiais didáticos, vídeos e podcasts.

O primeiro curso "Ensino remoto: por onde começar?" está com inscrições abertas, que podem ser feitas pelo site da Fundação Cecierj.

Confira a programação de cursos

  • Ensino remoto: por onde começar?

Oferece as noções básicas sobre o processo de mudança das aulas presenciais para o ensino a distância, para ajudar na construção de propostas de ensino remoto.

Inscrições abertas

Período do curso: 03 a 17 de agosto

Número de vagas: 1.000

  • Ensino presencial virtualizado: aulas remotas em tempo real

Apresenta as funcionalidades das tecnologias para realização de aulas e atividades online em tempo real, além de compartilhar indicações para promover maior interação dos estudantes durante aulas.

Inscrições: 22 de julho

Período do curso: 10 a 24 de agosto

Número de vagas: 1.000

  • Ambientes virtuais de aprendizagem: explorando a interação online

Apresenta possibilidades e ferramentas para criação e utilização de ambientes virtuais de aprendizagem para o ensino superior.

Inscrições: 29 de julho

Período do curso: 17 a 31 de agosto

Número de vagas: 1.000

  • Roteiro, câmera e ação - como gravar sua videoaula

Aborda a criação não profissional de videoaula como suporte ao ensino remoto. Apresenta as características da produção de roteiros, além de oferecer exercícios para treinamento de postura e imposição vocal e dicas práticas de autogravação.

Inscrições: 29 de julho

Período do curso: 17 a 31 de agosto

Número de vagas: 120

Deixe seu comentário