Portal da Cidade Vassouras

TRÂNSITO

Campanha de prevenção a acidentes de trânsito é feita em Volta Redonda

Segurança no trânsito foi abordada com os profissionais de Educação e alunos do Ensino Fundamental.

Publicado em 04/05/2018 às 21:07

Profissionais discutem meios de conscientizar alunos sobre problema de acidente no trânsito (Foto: Evandro Freitas/Secom)

A Secretaria de Educação começou na quinta-feira (03) a realizar ações sobre a campanha nacional Maio Amarelo “Nós Somos o Trânsito”. Mais de 20 professores, do 4º e 5º anos da rede municipal de ensino, foram capacitados sobre segurança no trânsito por meio do programa “Caminhos para a Cidadania”, da concessionária que administra a Via Dutra.

Disponibilizamos o material para que os professores trabalhem um sentido diferente para o trânsito dentro de sala de aula. O primeiro passo é sensibilizar o profissional sobre a educação no trânsito. É uma troca de experiências que realizamos com os professores, e com isso conseguimos mostrar que não é difícil trabalhar esse tema”, contou Priscilla Rocha, responsável pelo projeto.

Segundo a secretária Educação, Rita Andrade, o objetivo da ação é transformar os profissionais em multiplicadores, formando alunos conscientes. De acordo com ela, o educador deve trabalhar esses temas de grande relevância para a cidadania. “Ensinar o aluno sobre a importância do trânsito é de grande importância para a formação desse cidadão. Para isso temos que capacitar nossos profissionais com ações positivas como essa”, afirmou.

Para o prefeito Samuca Silva, essas atividades formam futuros motoristas e pedestres mais conscientes. “Os trabalhos realizados hoje vão influenciar no futuro, transformando esses alunos em cidadãos mais responsáveis e com maior consciência no trânsito. O Brasil tem números assustadores de violência no trânsito, e nós temos a responsabilidade de trabalhar para mudar essa realidade”, disse o prefeito.

De acordo com a professora do 4º ano, Sheila Oliveira, da Escola Municipal José Fontes Torres, do bairro São Luís, as escolas têm a responsabilidade de criar ações que espalhem a informação e a melhoria de vida na comunidade.

Nós temos que ter didática para abordar esses temas em sala, afinal estamos formado pessoas e temos que informar os alunos de forma clara, para que possa colaborar com toda a sociedade. Por isso é importante mudar o olhar sobre o tema”, disse.

Deixe seu comentário