Portal da Cidade Vassouras

Apaixonada por Natal, moradora de Resende, RJ, decora apartamento com centenas de Papais Noéis

Nerilda Almeida conta que faz pelas crianças e que não se importa em deixar os pequenos 'verem com as mãos'.

Postado em 17/12/2017 às 14:00

Moradora de Resende decora a casa com centenas de Papais Noéis (Foto: G1/Michele Martins)

Luzes especiais e pisca-pisca, música natalina, árvore, presépios, flores, muito verde e vermelho. Há 17 anos a decoração do apartamento da Nerilda Almeida dá lugar a itens exclusivamente natalinos. Ela e o marido vivem em Resende, no Sul do Rio de Janeiro. A paixão por essa época do ano vem da infância, quando ela montava a árvore junto com o pai.

"Eu sempre ajudei meu pai. Daí na minha casa comecei com a árvore, alguns enfeites... Depois veio a imagem de Nossa Senhora grávida e o presépio. Fui aumentando, juntando as peças pra montar toda história do nascimento do menino Jesus. Pelo apartamento eu vou vendo onde falta alguma coisa e vou colocando", contou Nerilda, que é gerente de Recursos Humanos.

Para ficar tudo pronto a montagem começa em novembro. Nenhum cômodo escapa: até o papel higiênico do banheiro é decorado.

Papai Noel tem de todas as formas: andando de skate, de moto, dançando Michel Jackson, tocando instrumentos, tirando fotos e até mostrando o bumbum. Diversão garantida para criançada. No mês de dezembro o apartamento vira o point dos filhos dos amigos do casal.

"Quando está tudo montado o pessoal vem aos poucos pras crianças aproveitarem e verem com calma", diz Nerilda que não se importa em deixar os pequenos 'verem com as mãos'. "O mais legal é isso, tocar e ver como funciona. Senão não tem graça... É pra eles que faço isso tudo", explicou.

Com a Manuella Martins, de 3 anos, não foi diferente. Olhinhos brilhando desde que a porta abriu. Depois de se ambientar com as novidades, ela viu e reviu tudo, brincou, se encantou pelos papais noeis e árvores dançantes e foi embora pedindo uma decoração igual na casa dela. "Eu achei o apartamento 'da tia' lindo", disse.

Apesar do acervo enorme - o casal já perdeu as contas quando a pergunta é sobre quantidade -, todo ano há espaço para um item novo. O de 2017 é o presépio dentro da estrutura de um aquário. As peças vieram de Aparecida (SP).

"Em todo lugar que nós vamos compramos alguma coisa. E como eu faço aniversário dia 25 de novembro, exatamente um mês antes do Natal, acabo ganhando muita coisa também", contou Nerilda que esse ano usou as cápsulas vazias da máquina de café para enfeitar uma árvore na cozinha e uma guirlanda.

Tudo é desmontado no dia 6 de janeiro. É nessa hora que as anotações das caixas de onde ficam os objetos da casa entram em ação.

"Quando eu vou montando a decoração de Natal já deixo separado em caixas onde aquele objeto estava, pra não me perder na hora de colocar de volta no lugar. Foi a forma mais fácil que eu encontrei", disse Nerilda ressaltando que nunca se desfez de nenhum objeto natalino. "Tem uns papais noeis que nem cantam mais direito, mas eu não tenho coragem... Deixa eles ali", disse rindo.

Deixe seu comentário